São Gonçalo realiza campanha antirrábica

São Gonçalo
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Secretaria Municipal de Saúde de São Gonçalo, através da Vigilância Sanitária, promove nos dias 07 e 21 de outubro, a campanha de vacinação antirrábica. A meta é imunizar 80% dos animais, o equivalente a 108 mil cães e gatos em um total de 114 postos de vacinação. 

"A raiva canina possui alguns tipos e fases e é considerada incurável, por isso é essencial a prevenção por meio da vacina, ela é transmitida pela saliva de um animal infectado através da mordida, arranhão ou lambedura. ", explica o secretário de Saúde, Dimas Gadelha.

Na primeira etapa, que acontece no dia 07, 59 postos de vacinação funcionarão atendendo a população dos bairros de Neves, Vila Lage, Pita, Santa Catarina, Barro Vermelho, Engenho Pequeno, Covanca, Paraíso, Gradim, Porto Novo, Brasilândia, Mutuá, Boaçu, Porto do Rosa, Boa Vista, Galo Branco, Centro, Estrela do Norte, Rocha, Lindo Parque, Antonina, Salgueiro, Zumbi, Zé Garoto, Gradim, Porto Novo, Pita, Água Mineral, Morro do castro, Mutuá, Itaoca, Itaúna, Palmeiras, Mutuapira, Fazenda dos Mineiros, Paraíso, Porto Velho, Camarão e Porto da Madama.

"Iremos disponibilizar 125 mil doses da vacina para imunizar os animais a partir de três meses de vida. É importante que os animais sejam conduzidos com coleira e guia, e que as pessoas saibam que fêmeas gestantes não podem se vacinar, assim como animais doentes", explica o diretor da Vigilância Sanitária, Zamir Martins.

Já na segunda etapa da vacina, que acontece dia 21 de outubro, serão 62 postos em Alcântara, Mutondo, Colubandê, Trindade, Coelho, Laranjal, Rio do Ouro, Tribobó, Anaia, Jockey, Arrastão, Vila Candoza, Jardim Catarina, Santa Luzia, Sacramento, Guaxindiba, Marambaia, Monjolos, Vista Alegre, Bom Retiro, Pacheco e adjacências.