Sala Leila Diniz exibirá filmes

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Sala Cultural Leila Diniz vai virar cinema através de parceria com MAM, que fornecerá obras a serem exibidas

Lucas Benevides

A Imprensa Oficial, empresa de serviços gráficos do Governo do Estado do Rio de Janeiro responsável pela publicação do Diário Oficial do Estado, começa 2016 cheia de novidades. Através de uma parceria com o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM), a Imprensa Oficial trará para Niterói a magia do cinema. Além disso, a empresa promete ampliar o “Mais Leitura” e dar continuidade aos eventos gratuitos promovidos na Sala Cultural Leila Diniz.

Segundo o diretor-presidente da Imprensa Oficial, Haroldo Zager Faria Tinoco, o cinema irá compor a programação da Sala Leila Diniz, que fica no prédio anexo ao da empresa, na Rua Professor Heitor Carrilho, 81, no Centro de Niterói. A princípio as exibições acontecerão uma vez por mês, mas poderão ser ampliadas conforme o público. E juntamente com os filmes, que fazem parte do acervo da Cinemateca do MAM, serão realizados também debates. A expectativa é movimentar ainda mais a sala cultural, que só neste ano realizou 11 apresentações da Orquestra Jovem Aprendiz, dez exposições, cinco lançamentos de livros e 12 peças teatrais. Tudo isso aberto ao público.

Já no projeto “Mais Educação” são duas as novidades para o próximo ano: ampliação do programa, que em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde será levado para dentro de todos os hospitais da rede estadual na configuração “Mais Leitura, Mais Saúde” e a instalação de um espaço permanente do projeto na Estação Central do Brasil, da Supervia, no Centro do Rio de Janeiro.

“Fizemos o piloto no Hospital do Caju, em outubro, e já acertamos para janeiro levar o projeto para mais dois hospitais. O plano é atingir todos os hospitais da rede estadual. Outra vertente é a parceria com a Supervia. Nós estivemos com o projeto na Central do Brasil por uma semana e nesse curto espaço de tempo conseguimos disponibilizar cinco mil livros”, conta Haroldo.

Em números o programa já vem surpreendendo e em 2015 conquistou a marca de três milhões de livros disponibilizados, beneficiando mais de 700 mil cidadãos fluminenses. Com títulos clássicos e muitos best-sellers, dos mais variados gêneros, o Mais Leitura permite a aquisição de livros por um preço mínimo entre R$ 2 e R$ 4 e funciona em estandes permanentes, como o localizado no Shopping Bay Market, no Centro de Niterói, e de forma itinerante, na qual percorre os municípios do Estado. O projeto marca presença também na Bienal do Livro, onde só neste ano foram vendidos mais de 50 mil livros.

Também sobre as conquistas de 2015 a Imprensa Oficial conseguiu se consolidar enquanto situação de registro de certificação digital. Agora, além de prestar serviços gráficos para os órgãos governamentais e da publicação do Diário Oficial, produto mais nobre da empresa, a Imprensa Oficial é a autoridade de registro de certificados digitais, ou seja, responsável por emitir o certificado reconhecido como documento de identidade de pessoas físicas e jurídicas no meio digital.

“Nós nos consolidados como imprensa oficial com essa autoridade de registro. Isso em termos de tecnologia foi muito importante, pois além do Diário Oficial, importante documento que presta constas das ações do Estado e suas implicações na sociedade, estamos também com a expertise da certificação digital”, explica o presidente.

Com todas essas mudanças, a empresa que colocou em circulação o primeiro Diário Oficial em 1931 e que faz parte da cidade de Niterói desde então, movimenta a vida cultural da cidade e permanece investindo no esporte e na saúde.

“Com as ações que a Imprensa Oficial promove nas áreas de saúde, esporte e cultura, eu acho que ela é muito importante para o cidadão niteroiense. Principalmente porque apoiamos ações da prefeitura e das secretarias nessas áreas. A instituição pública tem contribuído muito para melhorar o cotidiano das pessoas”, finaliza Haroldo.