Secretaria de Saúde oferece testagem rápida de HIV

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Até esta sexta-feira (1), a Secretaria de Saúde vai oferecer a testagem rápida de HIV para lembrar o Dia Mundial de Combate à Aids. A ação acontece no Iaserj-Maracanã, onde desde setembro funciona o ambulatório HIV/Aids da Secretaria de Saúde. A expectativa é realizar cerca de 200 testes rápidos.
 
"Há pouco mais de um ano, transferimos o ambulatório HIV/Aids para o Iaserj com o objetivo de oferecer atendimento adequado a esses pacientes. Desde o início da nossa gestão, estamos reorganizando o fluxo de atendimento, visando melhorar a assistência para a população. Além disso, ações como esta são fundamentais para garantir o acesso ao diagnóstico e busca rápida pelo tratamento",  ressaltou o secretário de Saúde, Luiz Antonio Teixeira Junior.
 
Uma equipe com oito profissionais estará a postos das 9h às 13h para receber a população. O resultado será dado na hora e, em caso positivo, o paciente já sairá do atendimento com consulta agendada para acompanhamento no serviço do Iaserj.
 
"Além dos testes, a equipe presente na ação é treinada para fazer o aconselhamento dos pacientes. Nos casos de exames positivos, repetimos o teste e, se houver confirmação do positivo, o paciente já é encaminhado para consulta no ambulatório HIV/Aids. O diagnóstico precoce é essencial para reduzir danos e possibilitar uma intervenção segura e eficaz, garantindo uma boa qualidade de vida ao paciente", explicou o médico infectologista da Gerência de DST, Aids e Hepatites Virais, Jadir Fagundes.
 
Estimativa
 
Atualmente, 72,5 mil pessoas estão em tratamento de HIV/Aids no Rio de Janeiro e a estimativa é que entre 0.4 e 0.7% da população total do estado viva com HIV.