SG realiza monitoramento sobre Aedes

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Comitê Gestor para Monitoramento do Plano Municipal de Combate ao Transmissor da Dengue, Febre Chikungunya e Zika realizou mais uma reunião de trabalho, na sede da Secretaria de Saúde, no Centro, em São Gonçalo. Na ocasião, foram analisados os projetos em andamento na guerra contra o mosquito Aedes aegypti, entre eles, a queda no número de casos de doenças causadas pelo vetor. Nos primeiros 74 dias deste ano, o município contabiliza notificações de 165 casos de dengue, 166 de zika e 74 de chikungunya.

Durante a reunião, foram avaliados os trabalhos realizados pelos agentes de endemias, do trabalho de campo, equipes da brigada ambiental nas empresas, além das palestras de educação em saúde nas escolas, que são feitas pela equipe de informação, educação e comunicação (IEC) da Vigilância Ambiental.“O combate ao Aedes continua sendo uma de nossas prioridades e a realização das reuniões são essenciais para vistoriarmos as atividades realizadas e programarmos as futuras ações baseadas nos dados de notificações das doenças causadas pelo Aedes”, explica a presidente da comissão, Márcia Morse. “Entre muitas outras atividades, o prefeito José Luiz Nanci tem cobrado muito que as ações de combate ao mosquito sejam realizadas com muito empenho. Até por ser médico, ele sabe que não podemos deixar as doenças transmitidas pelo Aedes crescerem no município”, ressalta o secretário de Saúde, Dimas Gadelha.

Há 15 dias, os agentes comunitários de saúde (ACS) começaram a distribuir repelentes para as gestantes de todo município. Cada grávida receberá duas unidades por mês.