![]()
Segundo o secretário de estado de Educação, Pedro Fernandes, a escola tem baixa capacidade de receber alunos
Foto: Lucas Benevides
Pedro Fernandes, secretário de estado de Educação, revelou, na última semana, que o Colégio Estadual Matemático Joaquim Gomes, que fica em Charitas, Zona Sul de Niterói e foi a melhor unidade da rede pública do estado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), pode mudar de local durante sua gestão.
Segundo Fernandes, a unidade de excelência não consegue atender um número maior de estudantes justamente por sua estrutura, que não permite expansão.
“O Matemático é uma escola maravilhosa, mas tem uma baixa capacidade de receber alunos. Poderíamos proporcionar isto para mais estudantes em um espaço ideal. Iniciamos esta conversa com a secretaria desta região para alterarmos isto ou não, e daremos total participação para a equipe do colégio no processo”, explicou Fernandes.
A escola foi fundada em setembro de 2014, fruto de um convênio entre a Secretaria Estadual de Educação (Seeduc) e a Universidade Normal de Hebei, na China. Desde o princípio de sua existência, o colégio focou em duas áreas de aprendizado principais: ciências exatas e o ensino de línguas. Entre os idiomas abordados na grade escolar estão, além do português, o inglês e o chinês, o que tornou o “Matemático”, como é comumente chamado, o primeiro colégio trilíngue da América Latina.
Fernandes ressalta ainda que, devido à escola funcionar em um prédio histórico, tombado como patrimônio histórico, o casarão conhecido como Casa da Princesa, o custo de manutenção da unidade é maior do que seria em outro local.
“Estudamos também trocar porque o custo de manutenção por lá é alto. Se pudermos remanejar para um lugar onde tenhamos mais estrutura para os profissionais e alunos, faremos”, disse Fernandes.
Diferenciado
Na contramão do baixo aproveitamento do ensino público, onde apenas 5% das escolas conseguiram pontuar acima da nota seis, no Ideb do último ano, a unidade, que adota tempo integral para todos seus alunos e oferece aulas de música, artes e outras disciplinas fora do tradicional currículo escolar, atingiu nota 6,5 no índice do último ano.
Jacqueline Barros, diretora pedagógica do Matemático, creditou o sucesso das avaliações inteiramente aos alunos e professores.
“Não é fácil se adaptar ao tempo integral, onde se foca em matemática, química e física, além do ensino de línguas. O aluno precisa ter aptidão para frequentar este tipo de escola. Além de ir muito bem em todas as matérias, a rotina demanda foco e persistência de quem frequenta nosso colégio”, ressaltou Barros.
Outras unidades
Pedro Fernandes não descartou fazer mudanças em outras unidades do Leste Fluminense. Segundo o secretário, assim que as aulas voltarem, ele visitará todas as unidades de ensino da região.
“Estou apenas esperando começar as aulas para começar as visitas. Assim que voltarem, visitarei todas os colégios estaduais da região e também irei me reunir com todos os diretores de unidade. Estaremos à disposição para fazer as melhorias necessárias”, declarou.
Sucesso no ensino que pode ser expandido em Niterói
Tpografia
- Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
- Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo Leitura