Neste domingo, a Praia de Icaraí recebe gratuitamente um curso de garrafas PET oferecido pelo gonçalense Davi Barbosa. A atividade tem início a partir das 8h e vai até as 17h, e será dividida em duas turmas. A princípio, o curso atenderá 40 alunos, mas a expectativa é que o número seja maior.
Desde 1989, Davi lidera o projeto PET com Retorno. Desempregado, ele teve a ideia de produzir artesanato com garrafas PETs para ter uma fonte de renda. Atualmente, o projeto conta com 1.300 cadastrados para fazer o curso, e o número tende a crescer.
O PET com Retorno recebe atualmente apoio e patrocínio de 16 empresas privadas. As oficinas são ofertadas de forma gratuita. Os alunos precisam levar, apenas, 40 garrafas PETs para confeccionar peças, como sofás, puffs, vassouras e bolsas, entre outros objetos. De acordo com Davi, o objetivo principal do PET com Retorno é o de geração de renda.
“É importante salientar que eu ofereço as oficinas de forma totalmente gratuita para pessoas que estão em vulnerabilidade social e que necessitam de uma fonte de renda. Eu vou até as comunidades carentes buscar pessoas interessadas em participar do curso”, explica Davi.
A grande novidade é o interesse do governo alemão em oferecer as oficinas de Davi Barbosa a refugiados. O que chamou a atenção desse governo foi, justamente, o propósito inicial, que é o de gerar renda.
“Depois do carnaval de 2019, eu irei para a Alemanha passar três meses lá, dividindo esse tempo entre as cidades de Munique, Berlim e Hamburgo. Cerca de 80% dos refugiados no país não possuem mão de obra qualificada. O governo alemão viu no meu trabalho uma forma de ajudar essas pessoas a terem um meio de subsistência”, finaliza o gonçalense.
Sustentabilidade e geração de renda através do artesanato
Tpografia
- Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
- Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo Leitura