São Jorge: dia do santo vai ser marcado por celebrações

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

São Jorge: dia do santo vai ser marcado por celebrações

Foto: Arquivo / Evelen Gouvêa

Nesta terça-feira (23), feriado estadual pelo Dia de São Jorge, paróquias dedicadas ao santo em Niterói e São Gonçalo vão contar com uma extensa programação.

Em Niterói, os festejos começam com a tradicional alvorada de fogos, às 6h, seguida de missa campal, oficiada por padre João Claudio, às 6h30, na Igreja de São Jorge, que fica na Rua Alcides Figueiredo, 16, no Centro. 

Um pouco mais tarde, às 8h, será celebrada outra missa, por padre Juvaldes. Às 10h, mais uma celebração, desta vez tendo à frente Dom Luiz. Às 12h, o celebrante será padre André; e às 14h, padre Ronnie.

Às 15h30 será rezado o “Terço da Misericórdia”,  e às 16h30, mais uma missa campal, desta vez com Dom Alano, seguida de uma procissão às 18h.

Batalhão - Outra celebração tradicional no Dia de São Jorge acontece no 12º Batalhão de Polícia Militar (Niterói). Às 9h, será  realizada uma missa em homenagem ao santo na capela da unidade militar.  Em seguida, às 10h, uma procissão percorre o quarteirão em torno da unidade, como forma devoção ao santo guerreiro. 

São Gonçalo - Na programação da Capela de São Jorge, em São Gonçalo, a festa do padroeiro também começa às 6h, com alvorada. Às 7h30 e às 10h serão realizadas duas missas campais. Às 12h haverá almoço comemorativo, às 12h30 um momento de oração, e às 15h30, outra  missa campal de devotos mirins.
 
Uma benção sacerdotal com procissão pelas ruas do bairro será realizada às 17h. Às 18h30, mais uma missa campal, às 20h louvor, acompanhado de banda, e às 22h tem o encerramento com queima de fogos.

A Capela de São Jorge fica na Rua Expedicionário Antônio Eugênio Vieira, no Colubandê.