Apesar de todos os problemas brasileiros, as cidades estão mudando. Os problemas que se acumularam durante anos tornaram urgentes providências que já deveriam ter sido tomadas há anos e a população anseia por mudanças e melhoria na qualidade de vida.
A questão na mobilidade urbana implica em mudanças radicais no perfil das cidades. No Rio, um novo Centro surge e revitaliza áreas antes entregues ao abandono.
Em Niterói, a Via TransOceânica é a menina dos olhos da atual administração e representa a integração de áreas próximas que foram separadas pela distância de um trajeto tortuoso, como a Região Oceânica e a Zona Sul de Niterói.
Por coincidência, as duas cidades apostam numa novidade: o Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT). No Rio, o sistema já está implantado e Niterói seguirá os passos em breve. A ideia é integrar o sistema a outros meios de transporte, como as barcas e as ciclovias, do Centro até Charitas, passando por 20 estações.
A fase mais complicada é a atual, de captação de recursos, mas, uma vez implantado o transporte, o sistema apresenta boa eficiência e baixo custo, além de ser seguro, confortável e não poluente.
A médio e longo prazo, como diz o prefeito, a cidade já pode sonhar com o transporte do futuro.
Tempo de mudanças
Tpografia
- Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
- Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo Leitura