Tempo de mudanças

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Apesar de todos os problemas brasileiros, as cidades estão mudando. Os problemas que se acumularam durante anos tornaram urgentes providências que já deveriam ter sido tomadas há anos e a população anseia por mudanças e melhoria na qualidade de vida. 

A questão na mobilidade urbana implica em mudanças radicais no perfil das cidades. No Rio, um novo Centro surge e revitaliza áreas antes entregues ao abandono. 

Em Niterói, a Via TransOceânica é a menina dos olhos da atual administração e representa a integração de áreas próximas que foram separadas pela distância de um trajeto tortuoso, como a Região Oceânica e a Zona Sul de Niterói. 

Por coincidência, as duas cidades apostam numa novidade: o Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT). No Rio, o sistema já está implantado e Niterói seguirá os passos em breve. A ideia é integrar o sistema a outros meios de transporte, como as barcas e as ciclovias, do Centro até Charitas, passando por 20 estações.

A fase mais complicada é a atual, de captação de recursos, mas, uma vez implantado o transporte, o sistema apresenta boa eficiência e baixo custo, além de ser seguro, confortável e não poluente. 

A médio e longo prazo, como diz o prefeito, a cidade já pode sonhar com o transporte do futuro.