Tradicional Festa de Itaipu começa nesta sexta-feira e vai até domingo

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Uma das festas mais tradicionais de Niterói acontece a partir desta sexta-feira (7) na Praia de Itaipu, na Região Oceânica. Organizada pela Colônia de pesca Z-7 e com o apoio da Niterói Empresa de Lazer e Turismo (Neltur), da Prefeitura de Niterói, a festa promete alegrar o bairro e movimentar o turismo da região com inúmeros shows, além de comidas típicas e parque de diversão. E para quem ainda não conhece, a dica é fazer uma viagem no tempo e visitar o Museu de Arqueologia de Itaipu, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional, que fica próximo às dunas.

 Quem passar pelo museu poderá conhecer a exposição permanente “Percursos do Tempo Revelando Itaipu”, que revela a pluralidade cultural e o modo de viver dos povos que ali habitaram. A visita é mediada por funcionários do museu a uma construção antiga que fica em meio à beleza natural. No local existe também o sítio arqueológico que abrigou os povos que viveram nesta parte litorânea há aproximadamente 5 mil anos atrás.

Entre suas atividades culturais estão ação educativa com visitas mediadas e realização de oficinas; Pesquisa e Museologia com a realização do Inventário Participativo de Pessoas e Memórias: projeto de pesquisa e registro audiovisual das memórias dos moradores de Itaipu; eventos: Feira de economia solidária (feira de alimentos orgânicos e de artesanato – aos sábados, das 9h às 16h). O MAI recebeu neste ano, até o mês de junho, mais de 3 mil visitantes.

Em dias normais de funcionamento oferece visitas guiadas, mas às segundas-feiras – quando está fechado ao público – pode-se agendar, gratuitamente, ensaios fotográficos.
Segundo o presidente da Neltur, José Guilherme do Vale Azevedo, moradores da cidade, visitantes e turistas terão uma opção completa de lazer, história e cultura, neste final de semana, em Itaipu.

Ele destaca que o passeio completo inclui aproveitar a bela paisagem, a Praia de Itaipu e degustar os melhorespratos de frutos do mar no Polo Gastronômico da Região Oceânica, na beira da praia, e o pôr do Sol no final da tarde. À noite, as atrações são comidas típicas, shows e forró, com  a festa tradicional de São Pedro de Itaipu.

Para José Guilherme, Itaipu, com seus apelos e a festa de São Pedro, movimenta a economia da cidade através dos seus polos gastronômicos, transporte, rede hoteleira e comércio de produtos típicos.