Transporte escolar pode chegar ao interior

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Programa Estadual de Transporte Escolar (PTE/RJ) poderá ser criado no Rio. É o que determina o projeto de lei 1.073/15, do deputado Milton Rangel (DEM), que a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou nesta quarta-feira (8), em segunda discussão. O objetivo é transferir recursos, de forma direta, aos municípios do interior do Rio que realizam transporte escolar de alunos matriculados na rede estadual de ensino. A proposta seguirá para o governador Luiz Fernando Pezão, que terá 15 dias úteis para sancionar ou vetar o texto.

O programa será vinculado à Secretaria de Estado de Educação (Seeduc), que será responsável pelo controle dos recursos. Segundo o texto, o valor dos repasses a cada município será regulamentado com base nos custos fixos e variáveis do transporte escolar do município e no número de alunos da educação básica de cada cidade.

“As crianças do interior muitas vezes andam quilômetros para chegar às escolas. O projeto vai estimular o interesse da criança pela escola, pois a educação é a saída para resolver todos os problemas sociais”, argumentou o autor. O projeto determina ainda a opção de disponibilizar bicicletas às crianças onde não for possível implementar o transporte de ônibus, em trajetos que não passem de 15 quilômetros.

Os municípios que aderirem ao programa serão obrigados a prestar contas anualmente. As transferências de recursos serão suspensas caso os municípios utilizem o dinheiro de maneira indevida, não prestem as contas na forma e no prazo estabelecido, descumpram as normas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) ou apresentem documento ou declaração falsa.