TSE confirma pleito em Belford Roxo

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou nesta quinta-feria (27) que o município de Belford Roxo, na Baixada Fluminense, terá segundo turno na eleição para prefeito no próximo domingo. Por cinco votos a dois no plenário, os ministros decidiram manter o registro de candidatura de Deodalto José Ferreira, o Dr. Deodaldo (DEM), que foi o mais votado no primeiro turno e vai disputar o pleito com Waguinho (PMDB).

O candidato havia sido multado em 2010 por prática de conduta vedada em benefício do irmão, que concorria. Apenas o irmão dele foi punido com inelegibilidade, pois, segundo o ministro Luiz Fux, indeferir a candidatura às vésperas da eleição causaria insegurança jurídica. 

Assim como o relator do processo, o ministro Henrique Neves, Fux defendeu a adoção de uma orientação que eventualmente impediria a candidatura de pessoas punidas por condutas graves antes de serem candidatas. Fux havia pedido vista do processo na última terça-feira, e a votação foi retomada esta quinta.

Deodalto pôde prosseguir em campanha antes da decisão final por ter obtido um mandado de segurança, que também manteve seu nome na urna eletrônica.