![]()
No palco montado entre as ruas Belisário Augusto e Otávio Carneiro, irão se apresentar artistas locais como as bandas locais Bucho Solto e JPG, além do Projeto MORE. A festa da virada fica por contas dos mineiros do Skank
Foto: Evelen Gouvêa
Com tudo finalizado e a cidade pronta para festejar, a Praia de Icaraí, na Zona Sul de Niterói promete ser palco de uma grande festa. O Réveillon da Paz, nome do evento deste ano, tem a expectativa de receber cerca de 500 mil pessoas, sendo 100 mil turistas. O esquema de segurança foi reforçado e o trânsito da cidade vai sofrer alterações para que tudo saia conforme o planejado e Niterói entre em 2018 com o pé direito.
Aproximadamente 3 mil pessoas estão trabalhando desde o ínicio do mês na montagem de toda a logística da festa. Para que a celebração seja animada, um grande palco foi montado entre as ruas Belisário Augusto e Otávio Carneiro, na praia de Icaraí. O modelo deste ano será diferente, o chamado 2 águas, de forma retangular, o que dá a sensação de amplitude no espaço, que tem 20x20 metros. Toda a estrutura já está finalizada e o esquema de som e iluminação estão prontos para as atrações.
O Réveillon começará às 19h com a apresentação de artistas niteroienses. Abrindo os shows da noite estão a cantora Lary, que mistura pop e funk melody, as bandas JPG, de pop rock e Bicho Solto, que traz samba, pop e rock, além dos jovens do Projeto MORE, uma ONG que atua com crianças, adolescentes e adultos que enfrentam situação de extrema pobreza e risco social. A grande aposta da festa, o Skank, comandará a virada do ano.
Meia noite em ponto, o céu de Icaraí será invadido por muitas luzes. Isso porque o show pirotécnico da cidade, que tem patrocinio da Águas de Niterói, terá duração de 18 minutos, três a mais do que em 2016, prometendo ser maior que a de Copacabana, no Rio de Janeiro, que terá 17 minutos. Os fogos devem surpreender o público: o planejado é um grande arco-íris no céu, além de candelas romanas, coqueiros, estrelas e corações. Cerca de 11 mil bombas serão detonadas em cinco balsas na Baía da Guanabara, distantes a 500 metros da área de arrebentação, de acordo com as normas de segurança da Capitania dos Portos.
Outra atração da noite será de responsabilidade do público. Quem estiver curtindo pela praia poderá interagir mandando suas fotos, que serão reproduzidas nos telões na extensão da praia. Serão cerca de 140 m² de telões, onde os visitantes podem assistir aos shows, fogos e acompanhar a contagem da virada – são quatro nas torres e dois nas laterais do palco. Na hora da fome, o público poderá recorrer a dez foodtrucks distribuídos ao longo da calçada da orla.
Para que a população possa se divertir sem problemas, um efetivo de aproximadamente mil homens, entre policiais militares e agentes da Guarda Municipal farão a segurança do local. Em reunião de ajustes finais, com participalção de representantes dos órgãos envolvidos na festa, na praia de Icaraí na última sexta-feira, o Coronel Márcio Rocha, comandante do 12° Batalhão da Polícia Militar de Niterói, divulgou que 576 policiais atuarão, tanto no bairro que concentra o maior público, como em outras regiões de acesso a cidade e demais praias do município. Os agentes usarão 71 viaturas, entre patrulhas e motocicletas, assim como cavalos ou mesmo a pé.
“A festa será coordenada a partir da sede do batalhão, com as câmeras espalhadas pela cidade e com oficiais nas praias. A parceria com a Secretaria de Ordem Pública (Seop) está sendo fundamental em nossa ação”, comentou, completando que mais câmeras foram instaladas na orla da praia para aumentar a fiscalização.
O Cisp Móvel, instalado na Praça Getúlio Vargas, será o ponto de controle e comando da Guarda Municipal e da Polícia Militar e, segundo o Coronel Gilson Chagas, responsável pela Secretaria de Ordem Pública, os rádios de todas as forças de segurança estarão operando em sintonia. O veículo terá distribuição de pulseiras de identificação às crianças e atendimento das demandas de menores perdidos, enviando informações via rádio para funcionários da Neltur. Além disso, o secretário também ressaltou que a equipe fiscalizará a venda de bebidas em garrafas de vidro e o porte de fogos de artifícios.
Na fiscalização, serão treze torres de policiamento - oito no calçadão e cinco na areia - e quatro para o Corpo de Bombeiros.
Trânsito muda durante a festa
Desde ontem, o trânsito em Icaraí está passando por alterações que vão durar até amanhã. Até as 10h do dia 1º, não será permitido estacionar nos seguintes locais: lado direito da Avenida Jornalista Alberto Francisco Torres, sentido Ingá, na Praia de Icaraí, entre as ruas Álvares de Azevedo e Comendador Queiroz; Miguel de Frias, entre Gavião Peixoto e Ponto Jovem; Álvares de Azevedo, entre a Praia e Roberto Silveira; Moreira César, entre Miguel de Frias e Comendador Queiroz; Mariz e Barros, entre a Praia e Roberto Silveira; Lopes Trovão, entre a Praia e Roberto Silveira; Comendador Queiroz, entre a Praia e Roberto Silveira. Oito reboques atuarão na remoção de veículos estacionados em locais proibidos.
A reversível da Avenida Roberto Silveira ficará liberada entre 17h de hoje e 11h de amanhã. As interdições começam às 18h, a partir da Rua Doutor Paulo Alves, seguindo na Avenida Jornalista Alberto Torres, até a altura da Rua Mariz e Barros, sendo liberada às 11h. No mesmo horário, o tráfego de veículos será interditado na Rua Miguel de Frias, entre Gavião Peixoto e o Ponto Jovem; Engenheiro Martins Romeo, entre Dr. Paulo Alves e a Praia; Oswaldo Cruz estará fechada com gradil na esquina com a Praia. As ruas Pereira da Silva, Lopes Trovão, Presidente Backer, Otávio Carneiro e Belizário Augusto serão interditadas entre a Praia e a Moreira César, no mesmo período.
Neste ano, a Rua Gavião Peixoto será a via especial para embarque e desembarque dos ônibus. Um esquema de parada de ônibus será montado e ao longo de cinco quarteirões ficarão estacionados os coletivos das empresas que operam as linhas da cidade. Os veículos ficarão posicionados ao lado direito da rua, a partir das 23h, e circularão durante toda a madrugada.
Para iniciar o ano com a cidade limpa
Outra inovação deste ano ficou por conta de uma ação social e ambiental. Durante a celebração, a cooperativa de catadores Ecoponto estará espalhada pela praia, conscientizando a população sobre a importância da reciclagem. Próximo aos foodtrucks, recipientes serão disponibilizados para que todo o lixo reciclável seja separado no local. Segundo o coordenador da ação, Edson Farias, os catadores são de uma casa de recuperação e toda a renda será revertida para a cooperativa, auxiliando no tratamento das pessoas.
O Superintendente de Operações da Companhia de Limpeza de Niterói (Clin), Cláudio Lyrio, garantiu que a Praia de Icaraí será entregue limpa, amanhã, às 10h, devidamente lavada e dezodorizada com solução de eucalipto. Cerca de 800 funcionários vão realizar o trabalho de limpeza da cidade. Serão utilizados 100 contêineres e um total de 64 equipamentos, entre caminhões basculantes, pás mecânicas, retroescavadeiras e bob-cat (tratorzinho), além de pipa d’água utilizando água de reuso para 2 lavagens que concluirão a limpeza com desodorizador e eucalipto. Contudo, apesar das ações de limpeza, vale lembrar que lugar de lixo é no lixo. Então, para o melhor fluxo de pessoas, oideal é que cada um guarde seu lixo e descarte o mesmo em lugares adequador para evidar acidentes nas calçadas ou areia, bem como evitar o entupimento de boeiros em caso de chuva. Vale lembrar que há a possibilidade de chuva para a festa da virada em Niterói, segundo informações do Climatempo.
Tudo pronto para a chegada de 2018 na Praia de Icaraí
Tpografia
- Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
- Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo Leitura