UFF: candidatos a reitor debatem

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Antônio Claudio e Fábio Passos focaram em capacitação e pesquisa. Roberto Salles e Wainer Silva falaram de assistência acadêmica. Sergio Mendonça e Francisco Estácio: meta é modernização

Fotos: Marcelo Feitosa


Os candidatos das três chapas que concorrem nas eleições para a reitoria da Universidade Federal Fluminense (UFF) participaram, nesta terça-feira (27), de um debate realizado no auditório do Hospital Universitário Antonio Pedro (Huap). Durante o encontro, os participantes apresentaram seus programas de gestão para o quadriênio de 2018-2022 e discutiram estratégias de planejamento orçamentário para driblar a recessão econômica e manter os investimentos de assistência acadêmica e de manutenção do Huap.

A chapa 1, representada pelo candidato à reitoria, o atual vice-reitor Antônio Claudio, e seu vice Fábio Passos, iniciou o debate traçando propostas de incentivo à capacitação dos profissionais, pesquisas e projetos de extensão para ampliar o serviço de atendimento ao cidadão no Huap.

“Conheço as limitações do setor público na esfera de assistência à saúde e na oferta do conhecimento nas salas de aula. Portanto, acredito que, ao viabilizarmos recursos para inserção de projetos de ensino, estaremos fortalecendo o Sistema Único de Saúde. Através dessa estratégia, a universidade poderá ampliar seu planejamento garantindo a expansão dos serviços de assistência e melhorias no ambiente de trabalho dos servidores da unidade”, assegurou Antônio Claudio.

Em seguida, os candidatos da chapa 2, Roberto Salles, que já foi reitor da universidade, e o vice Wainer Silva, reforçaram suas metas de gestão, através da busca por financiamentos públicos para consolidação do desenvolvimento científico e oferta de programas de assistência estudantil, que auxilia estudantes em casos de vulnerabilidade social e permite a inclusão de alunos na universidade.  

“É preciso persistir na busca de recursos para financiar projetos que oferecem suporte pedagógico e melhores condições de trabalho na universidade. Por meio do fortalecimento de assistência acadêmica, reduzimos os índices de evasão, estimulamos o processo democrático do conhecimento e expandimos os projetos de pesquisas e extensão da UFF em diferentes esferas científicas”, afirmou Roberto Salles.

O candidato à reitoria pela chapa 3, Sérgio Mendonça, e o vice Francisco Estácio reforçaram a importância da gestão adequada dos recursos para intensificar os serviços de infraestrutura em todos os polos da universidade no estado. 

“Uma das nossas metas é instalar um restaurante em cada unidade da UFF, porque programa de assistência estudantil precisa implementar esse serviço, incorporando a oferta de alimentação diária e moradia. Além disso, temos a meta de modernizar a universidade com equipamentos eficientes nos prédios”, assegurou Sérgio Mendonça.

Ainda durante o debate, os candidatos responderam perguntas com direito a réplicas e tréplicas referentes a planejamentos de gestão acadêmica sobre os temas: democracia interna, universidade do futuro, política de ensino, sustentabilidade, inclusão social, acessibilidade, entre outros. 

Eleição - Podem votar todos os professores concursados, técnicos administrativos e estudantes, tanto da graduação, mestrado ou doutorado dos cursos que são ofertados gratuitamente pela instituição. Além desta terça, os candidatos participaram de um primeiro debate no campus de Macaé. Para abril estão previstos outros dois debates, nos campi de Volta Redonda e Gragoatá. 

O primeiro turno das eleições acontece nos dias 16, 17 e 18 de abril e, havendo necessidade de segundo turno, este será feito nos dias 14, 15 e 16 de maio.