![]()
Eleitores pedem a valorização do trabalho e dos profissionais da instituição
Evelen Gouvêa
Até esta quarta-feira (16), 65 mil pessoas, entre professores, técnicos administrativos e estudantes, poderão escolher o novo reitor do quadriênio 2018-2022 da Universidade Federal Fluminense no segundo turno da eleição. Das três chapas inscritas nas eleições, duas competem pela liderança da instituição pelos próximos anos, sendo a “Juntos pela UFF”, com o candidato Antonio Claudio, atual vice-reitor da UFF, que alcançou 46% dos votos no primeiro turno e a chapa “Nossa UFF – Uma Universidade de todos e para todos”, que tem como candidato Roberto Salles, ex-reitor, que obteve 45% dos votos, o que configurou um empate técnico.
O candidato vencedor terá que administrar uma dívida herdada já pela atual gestão, acumulada em cerca de R$70 milhões. Servidora da UFF há 15 anos, a enfermeira Maria de Fátima Loureiro, 48, foi uma das primeiras a votar na sessão eleitoral do Hospital Universitário Antonio Pedro (Huap). Em sua opinião, o novo gestor precisará recuperar o tempo perdido em uma instituição estagnada, sem melhorias.
“Será preciso uma mudança para que haja valorização do trabalho, em uma gestão de recursos humanos. Falta mais humanismo, tanto para os servidores, como para a população, assim a UFF voltará ao que era”, opina.
Mais humanismo para os funcionários também foi o pedido de outra enfermeira do hospital. Flavia do Valle, 44, acredita que o maior desafio do novo gestor em relação ao Huap será administrar o local em parceria com a empresa privada que toma conta do Antonio Pedro.
No primeiro turno, a pouca quantidade de votantes chamou a atenção da comissão eleitoral da UFF. Dos 58.066 estudantes aptos a votar, compareceram apenas 9.518, já de técnicos administrativos foram 2.784 votantes contra 3.849 aptos, e de docentes foram 3.213 aptos, a 2.536 pessoas que votaram.
UFF: segundo turno vai até esta quarta-feira
Tpografia
- Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
- Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo Leitura