Para saber o que um determinado texto bíblico está dizendo é preciso responder a quatro perguntas: quem, quando, onde e para quem?
O livro de Miqueias foi citado pelos anciãos do povo quando se tratou de salvar a vida do profeta Jeremias. Vejam Jeremias capítulo 26, verso 19. Esse é um raro caso em que um profeta cita outro, o que mostra o quanto Miqueias era respeitado. Ele também é citado pelo Sinédrio, a Herodes o Grande, por ocasião do nascimento de Jesus Cristo, prevendo onde deveria nascer o futuro rei. Vejam o Evangelho de Mateus capítulo 2, verso 5 e 6. E também é citado por Jesus, ao enviar os discípulos. Vejam Mateus capítulo 10, verso 35 e 36. Tudo isso dá ideia de como o profeta Miqueias era popular e respeitado.
O livro de Miquéias é um dos profetas chamados de menores, por causa do tamanho do texto. Seu autor profetizou nos reinados de Jotão, Acaz e Ezequias. É o próprio autor do livro quem se apresenta, diz quem é, e de onde vem. Isso se encontra no capítulo 1, verso1. Quem era Miqueias?
Miqueias foi contemporâneo de Isaías e Oséias. É natural da pequena cidade de Morasti, localizada nas colinas de Judá, entre Jerusalém e o mar Mediterrâneo. Quando Jeremias foi ameaçado de morte por suas profecias a respeito da destruição de Jerusalém, ele foi defendido pelos anciãos que lembraram ao povo que Miqueias já profetizara a mesma coisa, mais de cem anos atrás. Mas quem na verdade era Miqueias?
Miqueias era um camponês simples e rude. Sua casa distava uns trinta quilômetros ao sul de Jerusalém, na fronteira com a Filisteia. Ele pregava na roça ao mesmo tempo que Isaías pregava em Jerusalém e Oséias em Israel. Miqueias era um profeta do povo simples da zona rural, que conhecia bem seus concidadãos. Quando ele fala ao povo do campo, chama-o de “meu povo” (Miqueias 3,3). Nesse sentido, Miqueias é um dos defensores inconteste dos pobres e lavradores. Ele é um opositor ferrenho das cidades, com suas conveniências, conivências e de suas instituições de opressão contra o povo do campo.
Como não é mencionado o nome de seu pai, conclui-se que sua família era de posição insignificante e humilde. Mas ele viu longe. Miqueias profetizou a respeito de Samaria, capital de Israel, e de Jerusalém, capital de Judá, mas sua grande preocupação era com Judá. Ele é de uma atualidade gritante!
Miquéias profetizou em algum momento entre 750 e 686 AC. Ele predisse a queda de Samaria, que aconteceu em 722 AC. É interessante perceber que a mensagem de Miquéias reflete as condições sociais do povo, no momento anterior às reformas religiosas e sociais acontecidas a partir do ano 715 AC.
Como disse no início, para saber o que um determinado texto bíblico está dizendo é preciso responder a 4 perguntas: quem, quando, onde e para quem? Esse é o contexto do profeta Miqueias. Semana que vem, veremos o que ele falou.
Um caponês profeta
Tpografia
- Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
- Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo Leitura