Um novo eixo comercial

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Tendo sido iniciada a contagem regressiva para a conclusão das obras dos dois túneis que farão a ligação Charitas- Cafubá, começa também a correr um novo calendário para o desenvolvimento de Niterói. Isto requererá que estejam devidamente cientes e preparados para a nova era que vem por aí toda uma série de atores do cenário local: administradores públicos, entidades de classe, moradores, ONGs, empreendedores e concessionários de serviços, por exemplo.

O leitor pode ter certeza: com os túneis e a TransOceânica em pleno funcionamento, toda a região das praias de mar aberto passará a viver sob uma dinâmica inteiramente inédita. Querendo ou não, gostando ou não, haverá um novo fluxo de ocupação, trânsito mais intenso e, numa espécie de contrapartida, também um sensível aquecimento das atividades comerciais e de serviços em toda a área. Haverá mais gente circulando, mais gente consumindo – e mais gente opinando, aplaudindo, criticando, cobrando soluções e sugerindo, a torto e a direito. Ganharão destaque novos problemas urbanos, sociais, econômicos e ambientais, cada um deles exigindo uma abordagem inteiramente nova, diferente do que se fazia até então para a Região Oceânica.

Vejo nisso uma excelente oportunidade para Niterói como um todo, inclusive reforçando seus atrativos como destinação turística e de lazer. Mas, é claro, tudo dependerá do quanto nossa sociedade vai conseguir se articular e agir “em equipe”, atuando de maneira proativa em favor do bem comum. Isto envolverá, inclusive, buscar providências dos governos federal, estadual e municipal, além de entidades da sociedade civil. Por exemplo: concluída a ligação viária, será preciso urgentemente colocar em pauta questões como a adequação da estrutura de Segurança Pública para cobrir a região. Será preciso reforçar as equipes de limpeza, de manutenção urbanística, assim como melhorar o fornecimento de energia, e por aí vai. Nada disso é impossível de ser feito ou de ser resolvido. Daí nós termos estimulado os empreendedores estabelecidos em nossa cidade a se manterem atentos, mais do que nunca, para as propostas dos candidatos a prefeito e a vereador, pois estamos no limiar deste novíssimo período de nosso desenvolvimento. Não devemos temer o progresso, e sim nos preparar para fazer dos novos tempos um marco de prosperidade e justiça social, em benefício do município como um todo.