![]()
Espaço conta com sala de espera, TV e brinquedoteca, além de cartório para registro e sala de depoimentos
Foto: Governo do Estado / Shana Reis
O governador Luiz Fernando Pezão inaugurou, na manhã de ontem, o Centro de Atendimento ao Adolescente e à Criança (CAAC) no Hospital Municipal Souza Aguiar, no Centro do Rio. Fruto de parceria entre a Polícia Civil, o Ministério Público, a Secretaria Municipal de Saúde e o Instituto Bola Pra Frente, a unidade é a primeira a oferecer atendimento especializado às crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual.
Policiais da Delegacia de Atendimento à Criança e ao Adolescente Vítima (DCAV) e um perito do Instituto Médico Legal (IML) atuarão no setor de emergência pediátrica do hospital para atender crianças vítimas de abuso sexual que procurarem atendimento na unidade de saúde. Após serem examinados e medicados, os menores serão encaminhados para o CAAC, onde o registro de ocorrência será realizado por agentes treinados em técnicas de entrevista investigativa voltadas para crianças e adolescentes.
O novo espaço possui uma sala de espera, com televisão e brinquedoteca, um cartório para registro da ocorrência, uma sala de oitiva especial, onde os depoimentos das vítimas serão gravados, e também um setor destinado a exames de corpo de delito.
“É um prazer imenso estar aqui inaugurando um espaço como esse no Hospital Municipal Souza Aguiar, que é referência para o Brasil. A questão do abuso sexual é uma chaga e não é um problema somente da Segurança Pública, mas de toda a sociedade. E nós nos colocamos à disposição para fazer o possível para minorar essa chaga. Daí essa união de esforços entre organizações e órgãos públicos e, especificamente, a parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. A iniciativa, certamente, vai gerar demanda para a instalação de CAACs em outros lugares, para oferecer a mesma qualidade de atendimento”, afirmou o governador durante a inauguração do espaço.
O subprocurador-geral de Justiça, Eduardo Lima Neto, enfatizou o esforço para a capacitação do pessoal que vai trabalhar na unidade.
“O CAAC é um passo gigantesco porque reúne a experiência recolhida, inclusive em outros países, do que há de melhor nessa abordagem de crianças que foram vítimas de tais situações. Conseguimos capacitar pessoas que integrarão esse grupo. E instalar aqui, no hospital Souza Aguiar, que é uma referência em cirurgia infantil, não é uma mera coincidência para este novo Centro”, afirmou o subprocurador.
O presidente do Instituto Bola Pra Frente, Jorge de Amorim Campos, o ex-jogador Jorginho da Seleção Brasileira tetracampeã do mundo, comemorou a parceria com o Ministério Público, o Município e o Estado.
“Eu sou muito grato por essa oportunidade de estar junto com o Ministério Público, a Secretaria de Saúde, e o Governo do Estado nesse projeto. Mesmo que com uma pequena participação, eu quero dizer que estou muito feliz com isso e que, de alguma forma, como cidadão e como presidente do instituto nos colocar à disposição dessa parceria para o sucesso desse projeto”, disse Jorginho.
Para a delegada titular da DCAV, Cristiana Bento, o CAAC vai evitar o processo de revitimização das crianças e adolescentes (que no procedimento normal de registro da ocorrência, precisam repetir o relato na delegacia, no IML e também perante a Justiça), além de dar mais celeridade à apuração dos casos de abuso sexual identificados na unidade de saúde.
Unidade para jovens vítimas de violência sexual é inaugurada
Tpografia
- Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
- Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo Leitura