Após a divulgação, na última segunda-feira, da Unimed Leste Fluminense sobre a suspensão do atendimento médico aos beneficiários da Unimed-Rio devido a uma dívida de R$ 36 milhões, o órgão revogou a decisão após uma reunião realizada no mesmo dia com o Ministério Público. Segundo a assessoria de imprensa da Unimed Leste Fluminense, a decisão será mantida até o desfecho da eleição dos novos representantes legais da Unimed-Rio.
A eleição para a definição da nova diretoria da Unimed-Rio foi realizada nesta terça-feira (23). A nova administração terá o compromisso de manter em andamento todas as negociações com a Unimed Leste Fluminense e com os demais parceiros da rede prestadora. O resultado da votação será divulgado esta quarta-feira (24) pela manhã.
Segundo o presidente do Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Casas de Saúde de Niterói e São Gonçalo (SINDHLESTE), Aécio Nanci Filho, após uma reunião realizada nesta terça com as partes envolvidas, foi dado um prazo para a Unimed-Rio apresentar uma solução para o impasse.
“A administração atual da Unimed-Rio foi derrubada hoje pelo Conselho Fiscal. Foi agendada uma reunião para a próxima segunda-feira entre a Unimed-Rio, Unimed Leste Fluminense e hospitais de Niterói, São Gonçalo e adjacências, com a mediação de um promotor do Ministério Público. Nessa data, a Unimed-Rio apresentará seu plano para solução do impasse e, consequentemente, o posicionamento a ser tomado será decidido’’, afirmou.
Por nota, a Unimed-Rio informou que o atendimento aos clientes que vivem na região de abrangência da Unimed Leste Fluminense está mantido e normalizado. A cooperativa carioca afirma que vive um processo de reestruturação econômico-financeira e vem mantendo diálogos permanentes com a rede prestadora a fim de estabelecer termos que agradem aos interesses de todas as partes envolvidas.
Dos quase 1 milhão de beneficiários da Unimed-Rio, cerca de 50 mil moram na região coberta pela Unimed Leste Fluminense, que compreende Niterói, São Gonçalo e Itaboraí.
Além disso, a decisão de suspensão do atendimento também afetaria os advogados inscritos na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Niterói, que, em 2008, devido à dívidas de mais de 50 milhões, foram transferidos do antigo plano de saúde da Caixa de Assistência aos Advogados do Estado do Rio (Caarj) para a Unimed-Rio.