![]()
Espaço em Venda da Cruz onde funcionava quartel de Infantaria do Exército receberá 1.240 moradias destinadas a pessoas que atualmente vivem em áreas de risco na cidade
Marcelo Feitosa
As obras de construção das unidades habitacionais do Residencial Venda da Cruz, no bairro de mesmo nome, em São Gonçalo, estão em ritmo acelerado. O local, onde funcionava o antigo 3° Batalhão de Infantaria do Exército na cidade, receberá 1.240 moradias até dezembro do ano que vem. De acordo com a Secretaria Estadual de Obras, mais de 20% das intervenções estão concluídas.
Segundo o órgão, as obras foram iniciadas em novembro do ano passado e estão transformando o local em um pequeno bairro. As unidades vão receber famílias que ficaram desabrigadas após enchentes, ou que viviam em áreas de risco de Niterói e São Gonçalo.
“Antes estava muito abandonado, bandidos acabavam entrando, e com isso ficava muito perigoso andar pela região, principalmente a noite. Após o término, vai ser um lar para várias famílias, será muito bom”, disse Lúcia Silva, de 43 anos, moradora do bairro.
Serão 62 blocos de unidades habitacionais e cada residência, que faz parte do programa federal “Minha casa, Minha vida”, terá cerca de 43 metros quadrados, com sala, dois quartos, cozinha e banheiro. No total, 79 mil metros quadrados serão ocupados por antigas e novas edificações, com preservação da área verde no restante do terreno.
A Secretaria informou que o investimento para implantação do complexo urbano foi realizado em parceria do governo federal e estadual, no valor de R$ 117 milhões, além da compra da propriedade.
Além da construção e reforma das unidades, também faz parte das obras a urbanização, com pavimentação das ruas e construção de alamedas e praça com coreto. Serão instaladas ainda redes de abastecimento de água, uma pequena Estação de Tratamento de Esgoto, além de iluminação pública.
Venda da Cruz: obras a todo vapor
Tpografia
- Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
- Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo Leitura