![]()
Má conservação das calçadas coloca em risco a segurança de pedestres que trafegam diariamente pela Amaral Peixoto
Marcelo Feitosa
As calçadas de uma das principais vias do Centro de Niterói, a Avenida Ernani do Amaral Peixoto, se encontram em estado precário. Em vários trechos é possível tropeçar em buracos e desníveis, o que acaba prejudicando pedestres que passam diariamente pelo local, principalmente idosos e pessoas com deficiências motoras. Em vários trechos, pedestres reclamam de dificuldades.
Apesar dos projetos municipais que desafogaram as calçadas, retirando ambulantes e rebocando carros parados em locais proibidos, nenhuma proposta para a melhoria dos pavimentos foi realizada. O problema da péssima conservação dos calçamentos ainda incomoda e atrapalha os moradores e as pessoas que passam pela região. É o que relata o aposentado Alcides Amaral, de 75 anos.
“As calçadas do Centro são muito ruins. Saio de Santa Rosa, venho ao médico aqui e passo por muitos buracos. É muito complicado para nós que temos que vir a compromissos no Centro da cidade. Somos vítimas desse péssimo calçamento”, reclama.
A dona de casa Lucimar da Silva, de 57 anos, alerta sobre o perigo do péssimo estado de conservação das calçadas do Centro do município:
“É lamentável. Nós pagamos impostos e temos que passar por essas calçadas todas esburacadas, essas tampas de bueiro também são superfragéis. Se estivermos com pressa então, a gente toma um tombo e fica no prejuízo. Tinham que cobrar uma solução dos nossos governantes. São muitos idosos que passam por aqui e precisam de um calçamento melhor”, pede.
Segundo a Prefeitura de Niterói, as calçadas são de responsabilidade dos proprietários dos imovéis dos locais, entretanto a Secretaria de Ordem Pública é responsável por fiscalizar e notificar os donos das propriedades. Até o momento, segundo a prefeitura, 60% das notificações foram atendidas, porém ainda existem diversos trechos que necessitam ser restaurados.
Vários buracos no meio do caminho
Tpografia
- Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
- Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo Leitura