Dois mestres são lembrados

Por

Formado por Paulo Malaguti Pauleira, Andréa Dutra, Cacala Carvalho e Elisa Queirós, grupo se apresenta no Teatro da UFF dia 6

Divulgação

Amanhã, às 20h, o Teatro da UFF abre alas com sua programação de pré-carnaval com um show especial do grupo vocal de samba Arranco de Varsóvia, que homenageia dois grandes nomes do samba e da música brasileira no show “Arranco de Varsóvia canta Cartola e Martinho”.

Os sambistas já haviam sido homenageados pelo grupo em dois projetos, são eles: o CD “Samba de Cartola”, lançado em 1998, e o CD e DVD “Pãozinho de Açúcar – Arranco Canta Martinho”, de 2010, no qual Martinho fez uma participação especial. Neste show, o grupo formado por Paulo Malaguti Pauleira, Andréa Dutra, Cacala Carvalho e Elisa Queirós sobe ao palco com Domingos Teixeira (violão 7 cordas), Daniel Karin (percussão) e Felipe Tauil (percussão) para apresentar os principais sucessos destes dois nomes da nossa música.

“É um privilégio poder trabalhar com um material tão rico. A poesia do Cartola é coisa que vem do outro século, dos grandes românticos, cantando e escrevendo sobre quem sofre por amor. Ele traz o refinamento da melodia e harmonia dos grandes, e traz isso pro samba, pro batuque carioca... O primeiro arranjo que fiz pro Arranco foi de uma música dele chamada ‘Quem me vê sorrindo’, uma gravação dos anos 40 que me inspirou pro resto da vida”, declara Paulo Malaguti Pauleira, que também rasga elogios a Martinho da Vila, o segundo homenageado da noite. “Ele é um cara moderno, que trouxe o samba de partido-alto para a cidade. Ele é um poeta completo, suas músicas possuem uma aparente simplicidade, mas aí você percebe que é algo muito profundo e ao mesmo tempo divertido, sério e dramático. É um artista que merece ser homenageado sempre, pois sua trajetória é admirável”. 

"O Arranco é uma paixão antiga. Procuro dar o melhor de mim em tudo o que faço no grupo” Paulo Malaguti Pauleira, Músico

Divulgação


O repertório do show traz uma mistura do melhor da carreira dos homenageados, como “Consideração”, “As Rosas Não Falam”, “O Sol Nascerá”, “Meu Laiaraiá”, “Disritmia”, “Divina Dama” e “Canta, Canta, Minha Gente”, além dos animados sucessos do grupo. 

Além de cantar e tocar piano e teclado, Paulo também assina a direção musical do show. Segundo ele, não há preferências e, sim, muita dedicação em apresentar algo de qualidade. 

“O Arranco é uma paixão antiga. Procuro dar o melhor de mim em tudo o que faço no grupo. Tive a ideia original de fazer um grupo vocal de samba, coisa que já não havia mais, um tipo de manifestação musical brasileira que já estava escasso. Desde então, tem sido uma motivação constante poder mexer com este repertório de samba incrível que o Rio de Janeiro tem e fazer arranjos vocais dos mesmos. Adoro tocar piano, então também gosto de trazer elementos que não são muito vistos no samba, nosso grupo faz a diferença neste sentido”, explica o músico. 
?
Formado em 1994, o Arranco de Varsóvia iniciou sua trajetória com outra formação. Além de Paulo Malaguti, faziam parte Rita Peixoto, Soraya Ravenle, Eveline Hecker e Muri Costa. Em 2002, o grupo passou a ser integrado pelas vocalistas Andréa Dutra, Cacala Carvalho e Elisa Queirós, que fazem parte da formação atual. O projeto mais recente do grupo é o disco “Na Panela Pra Dançar”, de 2014, lançado pela Mills Records. 

O Teatro da UFF fica na Rua Miguel de Frias, 9, em Icaraí, Niterói, Rio de Janeiro. Dia 6 de fevereiro (quarta-feira), às 20h. Preço: R$ 50 (inteira). Classificação: livre. Telefone: 3674-7515.

  • Tags: