Festa Literária de Santa Teresa

Por

O cantor e compositor Chico Buarque está entre os homenageados

Foto: Divulgação

Cerca de 10 mil pessoas são esperadas no Parque das Ruínas, em Santa Teresa, nos dias 27 e 28, de 9h às 18h, quando acontece mais uma edição da Festa Literária de Santa Teresa (FLIST), com entrada gratuita. Este ano, o projeto vai homenagear o cantor, compositor e escritor Chico Buarque, além do premiado ilustrador Ivan Zigg. Produzido pelo Centro Educacional Anísio Teixeira – CEAT, que está completando 50 anos, o evento terá também tributos ao educador Paulo Freire e à escola de design alemã Bauhaus. O roteiro gastronômico e cultural contará com as participações de dez restaurantes do bairro que sediarão leituras de poemas, apresentações musicais e debates, e apresentarão pratos em homenagem às músicas de Chico Buarque. 

No sábado, em um show batizado de Prata da Casa, a FLIST vai reunir no palco, pela primeira vez, Clara Buarque, Chico Brown e Lia Buarque, netos do cantor. Às 12h, será lançada uma edição da Revista Philos em homenagem aos 50 anos do CEAT, com as presenças de escritores e ilustradores. E, às 14h, o historiador Luiz Antonio Simas e Moyses Marques debatem o trabalho de Chico Buarque, e traçam um paralelo com as obras de Ismael Silva e Noel Rosa. Às 16h30, acontece a leitura da peça Riobaldo, uma adaptação da obra Grande Sertão: Veredas, de João Guimarães Rosa, com o ator Gilson de Barros.

No domingo, às 10h, autores da AEILIJ vão debater a importância de bruxas, fadas e outros seres fantásticos na literatura infantil. No mesmo horário, “Os Saltimbancos”. Às 12h, é a vez de “Paulo Freire: lendo o mundo em cordel”, com o cordelista Edmilson Santini. Encerrando, será a vez do grupo Mulheres de Chico cantar sucessos como “João e Maria”, “A Banda” e “Roda Viva”. 

  • Tags: