Músicas que marcaram o País

Por



Na sexta e no sábado, às 19h, o grupo MPB4 apresenta, no Teatro Municipal de Niterói, o show que canta e conta histórias de canções que serviram à luta pela democracia e liberdade no Brasil.

Com versos como os do nome deste show, o MPB4 gravou em 1972 a canção “Pesadelo”, de Maurício Tapajós e Paulo César Pinheiro. Apesar da letra explicitamente contestadora, a música foi liberada pela censura num drible de craque que os autores deram nos censores da época. Assim como o MPB4, diversos cantores e compositores tiveram suas canções censuradas durante o período da ditadura militar.

Esse tempo sombrio que viveu nosso País e nossa música não podem ser esquecidos. Lembrar e cantar esses tempos é a melhor forma de fazer com que não voltem nunca mais. Com 50 anos de carreira, o MPB4 conseguiu, com uma trajetória ininterrupta e coerente, contar e cantar a história recente da música brasileira através de suas quatro vozes.

O nome do show, “Você corta um verso, eu escrevo outro”, é um trecho da música “Pesadelo”, de Maurício Tapajós e Paulo César Pinheiro, que não foi censurada pelos militares. Sucesso nas quatro vozes do MPB4, a canção é só um dos vários clássicos de luta pela democracia e liberdade de expressão que figura no repertório do show. Chico Buarque, Geraldo Vandré, Zé Keti e Sergio Ricardo são alguns dos nomes que fazem parte do repertório do show. O artistas do MPB4 contarão, após uma grande pesquisa sobre o tema, algumas histórias da censura na música popular brasileira e as músicas que marcaram a luta pela liberdade e pela democracia no nosso País. 

O show vai contar com a participação especial da cantora Barbara Rodrix.

O MPB4 é um conjunto vocal, que foi iniciado como trio em Niterói, no ano de 1962, composto por Ruy Alexandre Faria, Aquiles Rique Reis e Milton Lima dos Santos (Miltinho), tendo como estreia a apresentação no Centro Popular de Cultura, da União Nacional dos Estudantes. Anos depois já com a presença de Magro (Antonio José Waghabi), alcançaram o sucesso definitivo no III Festival de Música Popular Brasileira, defendendo duas músicas: Gabriela (Maranhão) e Roda Viva (Chico Buarque), com as quais obtiveram sexto e terceiro lugares, respectivamente. 

O Teatro Municipal de Niterói fica Rua Quinze de Novembro, 35, no Centro. Sexta e sábado, às 19h. Preço: R$ 80 (inteira). Classificação: livre. Telefone: 2620-1624. 



  • Tags: