Pitadas

Por

Pizzas da Mamma Jamma são feitas com massa artesanal de longa fermentação e finalizadas no forno a lenha

Foto: Derek Mangabeira / Divulgação

Musas italianas

A Mamma Jamma acaba de lançar quatro pizzas inspiradas em musas italianas, em homenagem ao Dia Internacional de Ação pela Igualdade da Mulher, comemorado na última quarta-feira. A atriz Sophia Loren, por exemplo, inspirou a redonda que leva cogumelos inteiros e azeitonas pretas, em referência aos seus grandes chapéus e roupas pretas, além de molho de tomate natural, muçarela de cura e orégano chileno. Já a receita que homenageia a pintora Artemisia Gentileschi leva presunto de parma e basílico (foto). Todas as pizzas são feitas com massa artesanal de longa fermentação e finalizadas no forno a lenha. Os novos sabores ficam disponíveis até 1º de outubro nos três endereços da Mamma Jamma, Jardim Botânico, Barra da Tijuca e Recreio.

Festival de pizzas 

O BioCarioca, sinônimo de comida vegetariana, acaba de lançar sua última novidade: o festival de pizzas, sempre às quartas-feiras, a partir das 16h. São duas pizzas com até quatro sabores por um valor menor. Entre os sabores estão: brócolis, alho-poró e espinafre (foto); gorgonzola, nozes e mel; muçarela de búfala, tomate seco e rúcula; e a tradicional Marguerita. Entre as opções doces estão a de banana com canela e a Romeu e Julieta. Todas as pizzas podem ser servidas com muçarela ou tofu.

Feira gastronômica na Região Serrana

A Locanda della Mimosa, em Petrópolis, promove hoje e amanhã o Mercato Locanda, feira que reúne importantes produtores de alimentos da região, expondo itens como queijos, geleias, chocolates, granolas e cervejas. O Mercato Locanda acontece das 14h às 22h e contará também com atrações musicais, exposição de arte, leilão de vinhos (com rótulos como o La Tâche 1990 e o Chateau Petrus Pomerol) e esculturas (com o  curador de artes Miguel Salles), além do menu especial do chef Danio Braga.

BioCarioca lança o festival de pizzas, sempre às quartas-feiras, a partir das 16h

Foto: Divulgação


Relembrando o TOP 10

A cerimônia de premiação do Latin America’s 50 Best Restaurants será realizada em Bogotá, na Colômbia, no dia 24 de outubro. Para relembrar os melhores restaurantes brasileiros já premiados, confira o top 10: D.O.M (chef Alex Atala); Maní (chefs Helena Rizzo e Daniel Redondo); Mocotó (fundado em 1974 pelo pai do atual chef da casa, o jovem Rodrigo Oliveira); Olympe (chef Claude Troisgros); Lasai (chef Rafael Costa e Silva); Tuju (Ivan Ralston); Remanso do Bosque (irmãos Thiago e Felipe Castanho); A Casa do Porco (Jefferson Rueda); Roberta Sudbrack; Fasano (chef Luca Gozzani). Antes da publicação da lista dos 50 melhores, serão anunciados os prêmios de Best Female Chef (13 de setembro), Lifetime Achievement (26 de setembro) e One to Watch (10 de outubro).

Festival no Uruguai

No dia 16, a Plaza Zabala, em la Ciudad Vieja (polo turístico e gastronômico de Montevidéu), recebe a segunda edição do festival gastronômico “Ciudad Vieja Cocina”, que reúne 20 restaurantes que oferecerão seus melhores pratos a preços promocionais. O festival promete grandes variedades gastronômicas, por meio de uma feira diversificada e exposições, das 12h às 22h.

Cachorro-quente

Amanhã é comemorado o Dia do Cachorro-Quente. O Yolo, casa de cachorro-quente artesanal em Botafogo, vai participar da 12º edição do Gastro Beer Rio, neste sábado e domingo, na Quinta da Boa Vista. No cardápio especial preparado para o evento não vai faltar o pão artesanal (receita vegana) e três opções de salsichas: bovina, cordeiro e vegana. 

Novo menu

O Páru Inkas Sushi & Grill, em São Conrado, acaba de renovar seu menu com Tiraditos de dar água na boca. Entre as criações do chef Manuel Bernal estão o Cosa Nostra, elaborado com peixe branco, pesto, tomate-cereja confit e muçarela de búfala gratin; e o Gravlax Trufado, salmão gravlax em fatias finas com ova de peixe, perfumado com azeite de trufa e farofa blinis. Outra opção que tem feito sucesso é o Olivado – fatias de polvo com azeite de oliva e creme de azeitonas pretas.

Bolinhas fit

A novidade do mercado é a Seeds, dica da nutri Carol Soarez. São bolas proteicas com sementes que chegam para concorrer com as já conhecidas barrinhas de cereal. Entre os sabores está a Super Figo (figo seco, uva-passa, amêndoa, castanha-do-pará, cranberry, semente de abóbora, suco e raspas de laranja, agave orgânico, entre outras).

  • Tags: