Recordar é viver

Por

O ator revive 12 personagens e conta histórias reais e fictícias no palco do Teatro Abel, em Icaraí

Foto: Divulgação

O ator Eri Johnson volta ao palco do Teatro Abel, em Icaraí, na próxima sexta-feira (8), às 21h, para mais uma temporada da peça “Eri Pinta Johnson Borda”, na qual ele narra sua vida profissional e pessoal de forma cômica. E haja história, afinal são 28 anos de carreira, com trabalhos no teatro, cinema e TV.

Na comédia, ele relembra personagens como o Lulu, da novela “Barriga de Aluguel”; o Zé das Feira, de “Duas Caras”; além de personagens criados pelo próprio ator. “Na peça interpreto personagens que já vivi em novelas e que são aclamados pelo público. Conto histórias reais e fictícias num espetáculo que tem início, meio e fim. Uma das cenas mais emocionantes é quando converso com Deus no palco, abordando assuntos como fé, valorização da família e demais valores humanos. No total são 12 personagens”, revela Eri, que se mudou recentemente para Belo Horizonte após o casamento com a modelo e estudante Alice Souto.

Eri nasceu em São Cristovão, na Zona Norte do Rio. Sua primeira participação no teatro foi aos 20 anos no Instituto de Educação, na Tijuca, com uma peça chamada “O marginal”. Ele conta que chegou a frequentar algumas aulas num curso teatral promovido pelo ator Jaime Barcelos (1930-1980), mas faltou a maioria delas. “Só gostava de participar das aulas de interpretação e improviso. Não tenho nenhum parente ligado às artes cênicas na família. Meus pais ficaram assustados quando eu revelei para eles que queria ser artista. Isso, inclusive, está na peça. Narro a reação deles. Tudo isso com muito bom humor”, conta.

 

Foto: Divulgação

Foi na Escolinha do Professor Raimundo, do ator e humorista Chico Anysio (1931-2012), que a carreira de Eri ganhou impulso. Ele interpretava o personagem Bebeto, um malandro cheio de ginga que contestava as perguntas do professor e dos colegas com a expressão: “Ih, o cara, aê!”. O ator tem no currículo mais de 16 novelas, duas minisséries, sete seriados e três partipações no cinema. Inquieto e produtivo, Eri também é diretor teatral.

Atualmente, ele dirige a comédia romântica “Casar pra quê?”, que finaliza a temporada na cidade, neste domingo. “Em ‘Eri Pinta Johnson Borda’ consegui levar para o palco o que eu realmente queria: uma peça em que eu pudesse dançar, atuar e narrar. Nas cenas também lembro de algumas atuações no teatro como ‘Aluga-se um namorado’, peça em que estreei como diretor teatral. São cenas engraçadas, que diveretem o público”, finaliza Eri, que também é um dos participantes do Super Chef Celebridades, quadro do programa “Mais Você” da apresentadora Ana Maria Braga.

A peça tem direção assinada por Roberto Talma e fica em cartaz de 8 a 17 de julho. 

O Teatro Abel fica na Rua Mário Alves, 2, Icaraí, em Niterói. De 8 até 17 de julho. Sexta, às 21h; sábado e domingo, às 20h. Preço: R$ 50 (inteira/sexta e domingo) e R$ 60 (inteira/sábado). Telefone: 2195-9800.

  • Tags: