Renato Russo vive através de sua arte

Por

Banda tributo Urbana Legion ganha letras inéditas de Renato Russo para gravar

Foto: Reprodução

Se estivesse vivo, Renato Russo teria completado 57 anos nesta segunda-feira (27). Essa data simbólica foi escolhida pela banda tributo Urbana Legion – formada por membros do Tijuana e do Charlie Brown Jr – para lançar o single e também o videoclipe da canção “Apóstolo São João”. Feita através de manuscritos do lendário líder da Legião Urbana, cedidos ao grupo pelo seu filho, Giuliano Manfredini. Ele também abriu as portas do icônico apartamento, onde o pai viveu até sua morte em 1996, localizado no número 378 da Rua Nascimento da Silva, em Ipanema, na Zona Sul do Rio, para a gravação do vídeo promocional.

A possibilidade de compor a melodia e gravar “Apóstolo São João” surgiu após os membros do grupo formado pelo vocalista do Tihuana, Egypcio, além do guitarrista do Charlie Brown Jr, Marcão, ao lado da baixista Lena (Bula) e do baterista PG, também do Tihuana, terem sido convidados por Giuliano para um almoço em que o herdeiro de Renato apresentou manuscritos desta e de outras quatro letras deixadas em folhas de cadernos pelo pai, todas encontradas no apartamento. Elas foram oferecidas para que o grupo musicasse. 

De acordo com Egypcio, eles inicialmente ficaram receosos com o presente. “A gente não tinha direcionamento nenhum, só a letra, nem sabíamos como começar. É uma grande responsabilidade também porque nós somos legionários”, afirmou sendo complementado por Marcão: “A gente está falando de algo sagrado: aquelas letras com o jeito muito peculiar do Renato de escrever. Tivemos todo um cuidado, fizemos uma triagem de ideias, demoramos uns três meses para compor a melodia”.

Renato Russo em seu velho apartamento que mais de 20 anos depois de sua morte foi cenário de canção inédita do artista

Foto: Divulgação

Já o clipe foi gravado no último dia 13 de março em parceria com o diretor Mess Santos e o produtor executivo Marcinho Bertolone e mostra os integrantes tocando nos cômodos do imóvel em que Renato passou seus últimos anos de vida e conta com algumas imagens do cantor projetadas nas paredes e um depoimento do senhor Maurílo Brito, ex-porteiro do prédio. 

Toda aquela atmosfera promete ser também uma prévia da exposição que o Museu da Imagem e do Som (MIS), de São Paulo, irá inaugurar em agosto deste ano sobre Renato Russo. De acordo com Giuliano, todas as relíquias do seu pai, como roteiros para filmes, peças de teatro e material para livros – alguns deles já foram inclusive lançados – encontradas no apartamento foram retiradas e catalogadas. Uma réplica do escritório dele será reproduzida na exposição que deverá rodar o País.
?
Já o Urbana Legion entra em turnê para divulgar a música e, em breve, deverá lançar as outras quatro composições presenteadas por Giuliano, uma por vez. Posteriormente, um EP deverá ser lançado.

  • Tags: