Mesmo estando à frente da primeira Feira Literária de Niterói, realizada em 2018, o gestor da editora niteroiense Itapuca e também escritor, Celso Possas Júnior, não parou de produzir. Prova disso é que o autor acaba de lançar seu nono romance: “Quando Eu Voltei” (Itapuca). Um suspense envolvente, que promete prender o leitor do início ao fim.
No livro, um fim de semana fatídico. Uma chuva intensa, enchentes e mortes na pequena Vila de Rebouças, uma localidade cheia de lendas, segredos e intrigas, com famílias tradicionais e marcada por duas tragédias. Durante a tempestade, Ivan desaparece, Leninha passa mal de forma misteriosa e entra em coma. Rafael Lemos, um dependente químico, é o suspeito número um. Ele não sabe o que aconteceu: estava sob efeitos de drogas pesadas. Dois anos depois, outro fim de semana e uma nova orgia de drogas. Rafael acorda em Rebouças e coisas surpreendentes começam a acontecer mais uma vez. Será fruto de sua imaginação? Memórias que começam a ficar claras? Ou algo mais aconteceu em Rebouças?
O suspense é seu gênero favorito? O que mais te agrada em escrever esse gênero?
Sim, eu escrevo o gênero que mais gosto como leitor, o suspense. Tento corroer o leitor com a curiosidade, obrigá-lo a virar mais uma página, olhar o próximo capítulo. Estudo técnicas para uma escrita que faça isso, mistérios dentro de mistérios, pontas soltas em cada diálogo, segredos a cada capítulo.
O que você considera o ponto alto desse seu novo livro?
Esse é o meu nono romance, mas o primeiro livro escrito em primeira pessoa. Fiz isso porque queria que o leitor estivesse mais dentro da cabeça do protagonista, compartilhando as dúvidas, a memória e as ironias. No livro, também inovei no final.
Para quem você sugere a leitura de “Quando eu voltei” e onde o livro pode ser encontrado?
É um romance para todos os públicos. Ele passa pelo tema das drogas, pelo aborto e pelos relacionamentos familiares. Mas dentro de uma névoa de suspense e crime. O livro está sendo distribuído e já está disponível nas livrarias de Niterói e Rio, além de livrarias online e e-book.
Maria Sharapova abre o jogo em biografia
A russa Maria Sharapova se tornou a segunda mais nova tenista a ganhar o título de Wimbledon. Em 2004, com apenas 17 anos, a tenista venceu a bicampeã Serena Willians. Essa vitória marcou o início de uma das maiores rivalidades no esporte.
Doze anos depois, ela foi pega num exame antidoping e acabou suspensa da federação. Todas essas histórias foram contadas no livro “Imparável - Minha vida até aqui” (Agir), onde a atleta conta detalhes de sua vida nesta autobiografia.
A russa também relata sua volta por cima após ser pega no exame antidoping. Também conta o que era fundamental para decidir os jogos. Ela não desistia, a derrubavam dez vezes e na décima primeira ela levantava e vencia a partida. Para entender a determinação de Sharapova, é preciso conhecê-la, saber de onde ela veio e de tudo o que aconteceu.
É preciso saber sobre ela, seu pai e sobre a saída da Rússia na calada da noite quando a tenista tinha seis anos. É preciso saber de Nick B., Sekou e Serena, e um simpático casal de idosos da Polônia. É preciso saber dessas loucas histórias, e todas elas estão nessa biografia.
Pra você que teve um dia ruim – Planeta
Este livro é para todas as pessoas que precisam de um abraço, de uma dose de afeto, de luz, de amor. Para todas as pessoas que precisam voltar a acreditar que vai ficar tudo bem. Segundo o autor, Não vai ter mágica. Não vão ter soluções caindo do céu. A única solução é continuar seguindo em frente apesar de tudo.
Recomece– Sextante
Do autor de Poesia que transforma. Um caderno de perguntas que vai ajudar você a escrever sua própria história a partir do poema que conquistou o coração dos brasileiros. Este livro é um estímulo para que você reflita sobre a sua jornada de vida, seus sentimentos mais profundos e seus relacionamentos mais especiais.
O método Bullet Journal – Fontanar
O aguardado primeiro livro oficial do famoso método Bullet Journal. Muito mais do que uma forma de organizar tarefas através de anotações. É uma maneira de diminuir a ansiedade e “viver de forma intencional”, ao remover as distrações e focar seu tempo e energia nas atividades que realmente trazem resultado.
O que o sol faz com as flores – Planeta
Edição especial bilíngue e capa dura, da mesma autora de ‘Outros jeitos de usar a boca”, best-seller com mais de 200 mil exemplares vendidos no Brasil. Uma coletânea de poemas arrebatadores sobre crescimento e cura. ancestralidade e honrar as raízes. expatriação e o amadurecimento até encontrar um lar dentro de você.
O melhor do Cortella – Planeta
Um dos mais populares intelectuais brasileiros, Mario Sergio Cortella está completando 30 anos da publicação de seu primeiro livro. Essa trilogia da Planeta apresenta as melhores frases de Cortella divididas por temas. O primeiro volume apresenta ideias sobre filosofia, política, religião, ciências e artes.