Uma atuação digna de Oscar

Por

“O destino de uma nação”, traz o veterano Gary Oldman como Churchill em uma atuação que já lhe rendeu o Globo de Ouro.

Foto: Divulgação

O ano mal começou e já é possível ir aos cinemas conferir histórias premiadas. Dessa vez, um galã dos anos 80 e 90, Gary Oldman, ressurge em uma atuação dramática dando vida a um personagem marcante da história mundial recente. Tem também a vida da intelectual Lou Andreas-Salomé, repleta de tensão e affairs famosos, um aventura com Jackie Chan e Pierce Brosnan e uma animação infantil assinada por um diretor brasileiro.

O veterano de Hollywood e grande vencedor do Globo de Ouro de 2018 como Melhor Ator em Filme de Drama, Gary Oldman, conhecido desde a década de 1980 por sucessos de bilheteria como “Drácula de Bram Stocker”, tem uma estreia aclamada nesta semana interpretando o político conservador  britânico Winston Churchill no filme “O destino de uma nação”. Dirigido por Joe Wright, na trama,  Churchill está prestes a encarar um de seus maiores desafios: tomar posse do cargo de Primeiro Ministro da Grã-Bretanha. Paralelamente, ele começa a costurar um tratado de paz com a Alemanha Nazista que pode significar o fim de anos de conflito. O longa aborda as decisões e ações do estadista, mostrando seus discursos que ficaram marcados na história da humanidade.

Com direção de Cordula Kablitz-Post, “Lou” é baseado na história da intelectual russa Lou Andreas-Salomé. Escritora e psicanalista do fim do século XIX, que vive de forma livre e contestadora. Suas ideias e atitudes seduzem as mentes mais brilhantes da sua época, como os filósofos Paul Rée e Friedrich Nietzsche, o psicanalista Sigmund Freud, o poeta Rainer Maria Rilke, além do jovem filólogo Ernst Pfeiffer, que, auxiliando Lou nos registros das suas memórias, também acaba se apaixonando por ela.

O sul coreano “O motorista de táxi”, de Hun Jang, se passa em maio de 1980. Na história, um taxista de Seul recebe uma proposta de um repórter estrangeiro que consiste em transportá-lo para Gwangju e, depois, voltar para o local de origem por uma bagatela que cobrirá meses de seu aluguel pendente. No local, o taxista descobre uma realidade que ainda não conhecia: a ditadura militar na Coreia, quando centenas de civis foram massacrados pelo governo.

De Martin Campbell, em “O Estrangeiro”, Quan (Jackie Chan) vive há quase duas décadas na cidade de Londres, onde possui um restaurante. Mas sua vida simples e resguardada e abalada no dia que sua única filha é morta durante um ataque terrorista, que mais tarde se percebe ter ligações com o exército republicano irlandês o IRA. Devastado, Quan tem como missão encontrar os responsáveis pelo ataque e se vingar. Mas quando percebe que nem as autoridades nem o governo lhe dão as informações de que necessita, ele entra em contato direto Liam Hennessy (Pierce Brosnan), um membro do governo cujo passado parece estar relacionado com os autores do crime.

Opção para a criançada, “O Touro Ferdinando”, dirigido pelo carioca Carlos Saldanha, conta a história de um touro com um temperamento calmo e tranquilo, que prefere sentar-se embaixo de uma árvore e relaxar ao invés de correr por aí bufando e batendo cabeça com os outros. A medida que vai crescendo, ele se torna forte e grande, mas com o mesmo pensamento. Mas sua vida vira uma grande confusão quando cinco homens vão até sua fazenda para escolher o melhor animal para touradas em Madri e ele é selecionado acidentalmente.

 

 

  • Tags: