Uma eterna romântica

Por

Cantora ainda aposta no romantismo para trazer à cidade um show repleto de sucessos, como “Espelho”, “Descaminhos”, “Vertigem” e “Mensagem Pra Você”

Foto: Divulgação

A cantora Joanna apresenta na quarta-feira (21), seu show “De volta ao começo”, no Teatro da UFF. Ela retorna à alma da canção que a fez uma das grandes divas da MPB. Parte agora, celebrando os seus simbólicos 38 anos de carreira, para vários projetos artísticos em que as temáticas e sonoridades da MPB são a grande âncora. 

Nascida Maria de Fátima Gomes Nogueira e criada no subúrbio do Rio de Janeiro, começou a carreira de cantora em festivais do interior do Estado, atuando também como backing vocal de conjuntos de bailes e casas noturnas. Em 1979, adotou o nome artístico “Joanna” e gravou o primeiro LP, “Nascente”, ajudada pelo êxito no programa de calouros “A Grande Chance”. Neste disco, veio seu primeiro sucesso, “Descaminhos”.

No palco, a proposta é um espetáculo alegre e contagiante, com a energia de quem sabe trafegar por muitas memórias musicais e de quem aprendeu muito nas caminhadas de três décadas de estrada musical por todo o Brasil.

“Aprendi que habitar na vida das pessoas através das minhas canções é a forma que escolhi para desejar o melhor para a vida de todos, sabendo que, através do que digo e sinto, posso estar contribuindo para uma festa em cada olhar, em cada coração. A vida me ofereceu o canto para que ele de alguma forma fizesse a diferença na vida de algumas pessoas, trouxesse bem-estar e alegria”, admite a cantora. 

Conhecida como uma cantora romântica, Joanna desenvolveu um estilo próprio, segmentou sua carreira internacional e é uma das cantoras brasileiras mais conhecidas e respeitadas na América Latina e Europa. Dona de um estilo marcante, seus shows têm como marca a alegria, a versatilidade e o estilo, primando por cantar aquilo de que gosta, e que o público também elegeu como sucesso.

“O que eu faço no show é me aproximar mais do público criando uma ambiente agradável, pois a casa é aconchegante e pede um show onde se crie essa intimidade”, explica. 

A autobiográfica “Nos bailes da vida”, de Milton Nascimento, a inesperada e envolvente “Momentos”, de sua autoria com Sarah Benchimol, o sempre aclamado “Recado”, de Renato Teixeira, bem como sucessos seus como “Espelho”, “Descaminhos”, “Vertigem” e “Mensagem Pra Você” fazem parte de um roteiro musical que ainda comporta homenagens a outros nomes com os quais o seu percurso se cruzou ao longo de sua carreira, como Milton Nascimento, Chico Buarque, Cazuza e Guilherme Arantes, entre outros. Duas homenagens especiais serão feitas: a Lupicínio Rodrigues (que virou um clássico em CD) e Gonzaguinha, este segundo, num tributo emocionado àquele que foi seu melhor amigo e compositor.

“Continuo a acreditar que a palavra cantada pode mover mundos e modificar mentes. Nós somos formadores de opiniões, o que me faz cada vez mais ter responsabilidade no que digo”, pondera. 

O Teatro da UFF fica na Rua Miguel de Frias 9, Icaraí, em Niterói. Quarta-feira, 21 de março, às 16h. Preço: R$ 60 (inteira). Telefone: 3674-7515. 

  • Tags: