Arte político-social de Gunga Guerra em coletiva no Rio

Entretenimento
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O artista plástico ao lado das suas obras “Saltando para o céu” e “Travessia”

Roberto Bollonia / Divulgação

O artista plástico moçambicano Gunga Guerra, radicado em Niterói, juntou-se a 22 artistas convidados para inaugurarem a Meu Bebê Galeria, na Fábrica Bhering, com uma mostra eclética. A curadoria é assinada pela arquiteta Marcia Marschhausen, também proprietária do espaço. 

Gunga expõe os quadros “Saltando para o céu” e “Travessia”. O primeiro ainda não havia sido exposto nem divulgado nas redes sociais. 

“Na verdade, a obra inédita era para ser parte de uma série que eu havia pensando. Acabei tendo outras ideias e ela não aconteceu. Ela surgiu pensando na miséria, no desamparo, em como o mundo está, na questão dos imigrantes... O quadro tem o céu embaixo, mostra o mundo de pernas para o ar. E os dois meninos, apesar de tudo, divertem-se saltando para as nuvens, com a inocência de uma criança, no mundo dos sonhos”, comenta Gunga.

Inclusive, temas recorrentes do artista são questões político-sociais. Em outra série, com a qual rodou o País em exposições, na “Mostra dos Artistas sem Galeria”, abordou as manifestações populares, o confronto com a política e a violência. 

O objeto principal do quadro “Travessia” é a família de refugiados, que está em uma escala menor do que as outras pessoas que atravessam a rua.  

“Cada membro da família que atravessa na faixa de pedestres representa uma travessia para tentar ser cidadão, existir como pessoa em outro lugar que, a princípio, não é o seu. Eles trazem a reboque, puxado por uma fina corda, um rinoceronte: um elemento que evoca uma estranheza e reforça a dificuldade de estar fora de seu ambiente. É uma das crianças que puxa o rinoceronte. E as pessoas em volta fingem que eles não existem”, analisa Gunga.

A exposição fica até dia 30 fazendo parte do circuito Off da ArtRio e da Semana do Design, que acontecem no mês de setembro no Rio.

De forma pioneira, a nova galeria em Santo Cristo proporciona aos visitantes a oportunidade de conferir de perto pinturas, esculturas e instalações sem a necessidade de agendamento. Situado no térreo do imponente projeto arquitetônico de 18 mil metros quadrados, o inédito espaço vem agregar, ao já estabelecido polo de economia criativa da capital fluminense, mais uma opção de interação entre o público, obra e artista.

“O nome da galeria faz alusão ao nome de um chocolate que a Bhering fazia. Trabalhar com arte é bem difícil, e talvez o nome da galeria tenha a ver com o carinho que a Márcia tem para divulgar os artistas e suas artes. Ela é muito humana”, observa Gunga ao falar da curadora. 

A Antiga Fábrica Bhering fica na Rua Orestes, 28, em Santo Cristo, no Rio. Telefone: 2213-0014. A Meu Bebê Galeria fica no 1º piso. De terça a sexta, das 14 às 18h; sábado, das 10 às 14h. Entrada franca.