Brasil da diversidade

Entretenimento
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Praça da Liberdade fica na região da Savassi e o traçado e os jardins, são um convite aos passeios e caminhadas

Foto: Divulgação

Os brasileiros estão cada vez mais interessados em descobrir as belezas e encantos escondidos no próprio País. Em cinco anos, o interesse de turistas cariocas por destinos nacionais aumentou. Atingindo a marca de 86,8% da intenção de viagens dos próximos seis meses. O índice está 17% maior que o registrado em 2010, quando o indicador  passou a ser apurado pela Sondagem do Consumidor, do Ministério do Turismo.

Ainda segundo o estudo, 64,9% dos viajantes do Rio de Janeiro deverão visitar outras regiões, enquanto 35,1% se dedicarão aos roteiros no próprio estado. Para os viajantes, as regiões Nordeste (36,9%) e Sudeste (36,8%) serão as mais procuradas, seguidas do Sul (17,3%), Centro-Oeste (6,4%) e Norte (2,6%).

A intenção de viagem é realizada todos os meses com duas mil pessoas em Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. Juntas, as sete capitais brasileiras monitoradas representam 70% do fluxo turístico do Brasil.

Belo Horizonte (MG) – Praça da Liberdade
O complexo paisagístico e arquitetônico da Praça da Liberdade marca a história de Belo Horizonte e fica na região da Savassi. A praça da Liberdade conta ainda com coreto e fonte luminosa. O traçado e os jardins, inspirados no Palácio de Versalhes, são um convite aos passeios e caminhadas.

O Elevador Lacerda é um dos principais pontos turísticos e cartão-postal de Salvador

Foto: Divulgação

Salvador (BA) – Elevador Lacerda
É o primeiro elevador urbano do mundo. Localizado na cidade de Salvador, na Bahia, cumpre a função de transporte público entre a Praça Cairu, na Cidade Baixa, e a Praça Thomé de Souza, na Cidade Alta. Hoje é um dos principais pontos turísticos e cartão-postal da cidade. Do alto de suas torres, descortina-se a vista da Baía de Todos-os-Santos, do Mercado Modelo e, ao fundo, o Forte de São Marcelo.

Porto Alegre (RS) – Casa de Cultura Mario Quintana
Ocupa o prédio do antigo Hotel Majestic, restaurado em 1990 e tombado como patrimônio histórico. O nome faz justa homenagem a um dos mais importantes poetas brasileiros, Mario Quintana, que fez de um dos quartos do hotel sua residência por quase 15 anos. O centro cultural é um dos mais completos da América Latina. 

Brasília (DF) – Catedral
A Catedral Metropolitana de Nossa Senhora Aparecida é mais conhecida como Catedral de Brasília. Projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer. Na praça de acesso ao templo encontram-se quatro esculturas em bronze com três metros de altura representando os evangelistas, no interior da nave estão as esculturas de três anjos suspensos por cabos de aço. 

Rio de Janeiro (RJ) – Região da Costa Verde
A região da Costa Verde, que inclui os municípios do Rio de Janeiro, de Angra dos Reis, Itaguaí, Mangaratiba, Paraty e Rio Claro, foi premiada pelo Guia Lonely Planet como uma das 10 melhores regiões do mundo para viajar. Os destinos do Estado do Rio foram classificados em nono lugar, ao lado da região da Bavária, na Alemanha, e do Havaí, nos Estados Unidos. O primeiro lugar ficou com a Transylvania, na Romênia. Os grandes destaques da região são as praias e os passeios de barco. 

São Paulo (SP) – Museu de Artes de São Paulo (MASP)
Num País conhecido por seu litoral repleto de belas praias, um mar de concreto também é capaz de chamar a atenção. São Paulo é a metrópole cosmopolita brasileira. Localizado na avenida Paulista, o Masp fica aberto de terça a domingo, com entrada a R$ 15 e gratuita às terças.

Recife (PE) – Praias 
As principais praias do Recife são Boa Viagem, Pina e Brasília Teimosa. Em geral, todas oferecem uma magnífica paisagem e muita diversão, por este motivo estão dentre as favoritas dos brasileiros e de milhares de turistas do mundo inteiro. A proteção dos arrecifes formam piscinas naturais de águas tranquilas, com ondas suaves, que são uma excelente opção para nadar.  (Camilla Galeano)