Cinema feito para fazer refletir

Entretenimento
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Esta será uma semana de ouro. Filmes que marcaram presença no Festival de Cannes de 2017 fazem parte das estreias, com destaque para o aclamado drama “A Noiva do Deserto” e a volta do polêmico e revolucionário diretor Roman Polanski, com o suspense “Baseado em fatos reais”.

Em “A Noiva do Deserto”, drama latino das diretoras Cecilia Atán e Valeria Pivato, a empregada doméstica Teresa, vivida por Paulina García, é despedida depois de 20 anos dedicados à mesma casa, ajudando a criar os filhos de uma família de classe alta em Buenos Aires. Em seguida, ela é chamada para ajudar em um casamento em uma cidade de interior e, no caminho, acaba esquecendo a bolsa no trailer de um vendedor ambulante. A partir daí, ela inicia uma jornada à procura da bolsa.  

Documentário "Frágil equilíbrio" fala sobre o ex-presidente do Uruguai José Mujica

Foto: Divulgação



Seguindo o ditado popular “filho de peixe, peixinho é”, Carolina Jabor – filha do cineasta Arnaldo Jabor – volta às telonas com “Aos Teus Olhos”, uma história que mostra o poder e o perigo das redes sociais. No longa, Rubens – interpretado por Daniel de Oliveira – é um professor de natação que dá aulas para pré-adolescentes. É querido por todos, até que um de seus alunos diz à mãe que recebeu um beijo na boca dele no vestiário. Essa alegação dá início a uma série de ataques via redes sociais dos pais do menino, e pessoas que tomam as dores da causa. Ele vive então um verdadeiro linchamento virtual. 

No suspense “Baseado em fatos reais”, a autora Delphine está no lançamento de seu mais novo livro e conhece Elle, uma misteriosa fã – e também escritora – que trabalha como ghost writer em biografias de celebridades. As duas viram amigas e vão se aproximando cada vez mais, até que Delphine começa a se incomodar com a falta de espaço entre as duas. 

“O Dia Depois”, longa coreano do diretor Sang-Soo Hong que esteve na seleção especial do Festival de Cannes do ano passado, traz a história de Areum, uma mulher que está prestes a iniciar no seu novo trabalho e tem que lidar com Bongwan – seu chefe – e sua complicada vida amorosa. Após encontrar uma suspeita carta de amor na mesa de seu escritório, a esposa de Bongwan começa a desconfiar de Areum, colocando-a em uma situação delicada.

A ficção científica – desta vez japonesa – “Antes que tudo desapareça” é o segundo representante asiático da lista, que mistura um pouco de comédia e drama. O longa do diretor Kiyoshi Kurosawa conta a história de Narumi Kase, uma mulher que está incomodada por seu marido, Shinji Kase, ter voltado para casa depois de dias desaparecido, completamente diferente do que era antes. O que ela não desconfia é que seu corpo foi tomado por um alienígena que busca invadir o planeta Terra.

Fruto de uma parceria entre Brasil e Uruguai, o longa “Severina”, do diretor brasileiro Felipe Hirsch, mostra o drama de um dono de livraria que se encanta com uma mulher que visita sua loja um dia e, depois, começa a frequentar a loja só para roubá-lo. Em busca de se recuperar do prejuízo, ele a encurrala, mas ela parte para outras livrarias com o mesmo objetivo – o que o deixa obcecado.

Único blockbuster da lista, “Rampage – Destruição Total” dá um show de ação e computação gráfica com Dwayne “The Rock” Johnson e monstros gigantes.

‘Frágil Equilíbrio’

Na quarta-feira que vem, dia 18, às 10h30, acontece no Instituto Cervantes a exibição do documentário “Frágil Equilíbrio”, e uma coletiva de imprensa com a presença dos produtores Pablo Goroy-Estel e Marina García López. Eles falarão sobre o filme e sobre os bastidores da gravação com o ex-presidente do Uruguai José Mujica. O documentário é dirigido por Guillermo García López e traz histórias que acontecem em diferentes continentes, articuladas nas palavras de Mujica, que se entrelaçam.