![]()
Peça é a primeira montagem da Companhia de Ballet de Niterói destinada ao público infantojuvenil
Foto: Karla Kalife / Divulgação
A Companhia de Ballet de Niterói está de volta à cidade com o clássico “Sonho de uma noite de verão”, que se desenvolve a partir do sonho de uma criança que adormece em uma sala de aula e transporta seus colegas e professores para a floresta encantada do livro de Shakespeare. Escrito entre 1594 e 1595, pelo lendário dramaturgo inglês William Shakespeare, o espetáculo é uma comédia que mistura a delicadeza dos sentimentos amorosos, a elegância aristocrática e as forças misteriosas, mágicas e encantadas de fadas e de seres da floresta.
![]()
Através da dança contemporânea, a peça é uma viagem poética entre a realidade e a imaginação, o humor e a criatividade, tudo desenvolvido em um trabalho conjunto de todos os atores-bailarinos.
Foto: Karla Kalife / Divulgação
Com direção de Pedro Pires, a peça é a primeira montagem da Companhia de Ballet de Niterói voltada ao público infantojuvenil, na qual pretende unir dança e literatura. O Teatro da UFF recebe o espetáculo, em curtíssima temporada, na próxima quarta e quinta, dias 13 e 14, às 15h.
“Decidimos fazer um espetáculo infantil devido ao fato de existir uma produção muito pequena de espetáculos de dança contemporânea voltada a este público. Há um certo desafio porque este também é o público mais difícil de agradar, mas, para o elenco, é sempre um grande prazer, porque também é o público mais espontâneo. Foi feita uma adaptação da obra de Shakespeare e trouxemos o espetáculo para um universo que os jovens se identifiquem, que é o universo escolar, em uma forma de conexão e comunicação mais imediata”, explica o diretor, que ressalta que a intenção é levar clássicos da literatura mundial para as crianças através de uma linguagem mais acessível.
Através da dança contemporânea, a peça é uma viagem poética entre a realidade e a imaginação, o humor e a criatividade, tudo desenvolvido em um trabalho conjunto de todos os atores-bailarinos.
“A Cia toda participa do espetáculo revezando em dias diferentes. Ao todo, são 16 personagens participantes. Tivemos dois meses para criação e ensaios do espetáculo”, explica Pedro.
“Sonho de Uma Noite de Verão” tem a coreografia assinada pelo bailarino e coreógrafo brasileiro radicado há 13 anos na França, Alex Sander dos Santos, que conta com formação em dança contemporânea, moderna e clássica.
“Já conhecia o trabalho do Alex. Ele tem uma Cia própria, onde desenvolve um trabalho para o público infantil. Como sempre, durante o processo, existe bastante discussão sobre a obra até chegarmos num ponto comum para termos o melhor resultado. Isso engloba não só a coreografia em si, mas também cenários, figurinos e luzes. Vale ressaltar que os figurinos foram criados por um dos bailarinos da Cia, o João Corrêa”, conta Pedro.
O bailarino João Corrêa, por sua vez, considera uma honra participar dessa remontagem e poder ter essa experiência na carreira.
“Shakespeare sempre foi e será uma das maiores referências na literatura mundial. Qualquer uma das suas obras que venha a ser remontada requer uma série de preparação e entendimento do personagem para que se alcance com mérito a sua grandiosidade. Em ‘Sonho de Uma Noite de Verão’, não foi diferente”, revela.
A adaptação foi levada para dentro do universo escolar, onde os personagens são alunos e professores, mas sempre mantendo a essência da obra. Para isso, todos do elenco leram a peça e fizeram suas criações em cima da história original.
“No meu caso, procurei observar crianças da faixa etária do personagem e como elas se comportavam diante do bullying, tema que a adaptação aborda com o personagem Acanhado, que sofre durante o espetáculo, e de que forma o reconhecimento e o ganho da autoestima transforma o indivíduo e se manifesta no corpo. Além disso, o coreógrafo e a ensaiadora Isa Kokay nos transmitiram suas ideias e suas percepções diante de cada cena e fazendo com que o personagem crescesse e fosse se comunicando cada vez mais com o público”, detalha João.
Pedro Pires acredita que quanto mais produções teatrais para o público infantil existirem, maior será o número da procura ao segmento.
“Usar o lúdico para conscientizar talvez seja o maior recado do espetáculo, onde falamos sobre bullying, autoestima, companheirismo, educação e amor”, conclui.
O Teatro da UFF fica na Rua Miguel de Frias, 9, Icaraí, em Niterói. Quarta e quinta, às 15h. Entrada franca. Classificação: livre. Telefone: 3674-7515.
Clássico eterno
Tpografia
- Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
- Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo Leitura