Contos: um talento em ascensão

Entretenimento
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Livro “O sol na cabeça” é do jovem autor de 26 anos, morador do morro do Vidigal, Rio de Janeiro

Foto: Divulgação
 

A estreia de Geovani Martins tem sido a grande sensação atual na literatura nacional, encantando público e crítica.

Em “O sol na cabeça” (Cia. das Letras), o jovem autor de 26 anos, morador do morro do Vidigal, no Rio, narra a infância e a adolescência de garotos para quem as angústias e dificuldades próprias da idade somam-se à violência de crescer no lado menos favorecido da cidade nas primeiras décadas do século XXI. Seus contos chamam a atenção pela capacidade narrativa, personagens e ambientes sem nunca perder o suspense e o foco na ação. Uma bem-vinda novidade em um contexto literário que costuma negligenciar experimentações.

O elefante desaparece – Cia das Letras Com a mesma genialidade com que escreveu seus romances mais famosos, o autor usa esta coletânea de contos para tomar o senso de normalidade de assalto. Por vezes assustadora, por vezes hilária, a obra é mais uma prova da habilidade que Murakami tem de ultrapassar as fronteiras da realidade.

A elite do atraso – Ed. Leya Numa época em que a questão das desigualdades racial e social está no centro da cena, onde todos parecem ter uma ideia muito bem-definida do que é capaz de construir um país ideal, o sociólogo Jessé Souza escancara o pacto dos donos do poder para perpetuar uma sociedade cruel forjada na escravidão.

O fundo é apenas o começo – Ed. Valentina Caden Bosch, aluno exemplar que vive mergulhado em jornadas interiores. Assim, amigos, professores e seus pais começam a se preocupar com suas constantes caminhadas, a falta de concentração e o desinteresse. Mas ele mergulha cada vez mais em pensamentos que misturam realidades cotidianas e oníricas.

Como saber do que seu filho realmente precisa? – Ed. Gente A obra tem como objetivo orientar pais e ajudar os professores, para que todos possam propiciar um ambiente mentalmente saudável aos pequenos, que um dia poderão fazer desse mundo um lugar melhor. O livro aborda sete pilares: frustração, decisão, realização, conflito, aprender, diálogo e ser feliz.

Hippie – Ed. Paralela  Paulo Coelho autobiográfico nos leva a reviver o sonho transformador e pacifista da geração hippie. Um jovem, que quer ser escritor, deixa os cabelos longos e sai pelo mundo à procura da liberdade. Uma jornada que vai desde a prisão como terrorista pela ditadura militar brasileira, em 1970, até uma viagem para o Nepal em um Magic Bus.

Liberdade – Ed. Galera Paige Nolan é uma jovem extraordinária: aos 17 anos, fala diversas línguas, é faixa preta em diferentes lutas e tem uma consciência política bem acima da média, que aprendeu com os pais, jornalistas e ativistas. Em meio a amizades surpreendentes e perseguição da máfia russa, ela embarca em uma missão que vai desafiar suas convicções.