A cultura nordestina costurada pela rica música da região

Entretenimento
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A peça traz à cena uma história de amizade e respeito às diferenças

Foto: Claudia Ribeiro / Divulgação

Estreia neste sábado (02), no Teatro da UFF, às 16h, com sessão também no domingo, no mesmo horário, o musical infantil “Forró Miudinho”. A peça traz à cena uma história de amizade e respeito às diferenças inspirada por músicas de compositores consagrados que fizeram a história deste gênero.

“A música nordestina canta muito a separação das pessoas, a seca, os costumes locais. Na peça, a gente fala muito sobre a convivência de diversas culturas, que convergem na cultura brasileira”, detalha Ana Velloso, atriz e responsável pelo texto da peça. 

A montagem faz parte da trilogia composta também pelos musicais infantis “Sambinha” (2013) e “Bossa Novinha – A Festa do Pijama” (2014). O personagem Júnior, que aparece nas peças anteriores, retorna para “Forró Miudinho”. Na peça, o menino morador do subúrbio carioca é levado por uma tia para conhecer a avó, Dona Sebastiana, na cidade de Juazeirinho, na Paraíba. Já pelo caminho, o menino vai conhecendo as riquezas do Nordeste e, lá, se encanta com a cultura nordestina, tão nova a seus olhos. 

A história que se desenrola no palco é embalada por canções compostas ou imortalizadas por artistas nordestinos como Dominguinhos, Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Gilberto Gil, Sivuca, Glorinha Gadelha, Alceu Valença, entre outros. “Desde o ‘Sambinha’ existe uma preocupação em levar compositores e músicos brasileiros para o público de forma lúdica, sem ser didática”, destaca Ana, que revela ainda que, para escrever o texto, fez uma pesquisa pela música nordestina, separando as canções em temas. Na seleção final, foram escolhidas 16 canções.

A ideia do projeto é incentivar os pequenos a conhecerem suas raízes culturais e se orgulharem delas. Transmitindo, através da arte, a importância de valorizar suas próprias raízes, conduzindo para as gerações futuras o enorme valor de nossas tradições culturais. 

O Teatro da UFF fica na Rua Miguel de Frias, nº 9, Icaraí. Às 16h. Preço: R$30 (inteira). Censura: livre. Telefone: 3674-7515.