![]()
O livro é dividido em quatro grandes eixos. O primeiro reúne textos que dialogam conceitos de narrativas, culturas e cotidiano escolar para que os autores comentem suas experiências de vida e formação.
Foto: Divulgação
A pedagoga Carmen Lúcia Vidal Pérez reúne 11 textos de pesquisadores de Brasil, Argentina e Portugal na coletânea recém-lançada pela Eduff “Experiências e narrativas em Educação”.
Na obra, os autores defendem a discussão sobre a prática docente a partir dos relatos compartilhados por professores em cursos de formação inicial e continuada.
O livro é dividido em quatro grandes eixos. O primeiro reúne textos que dialogam conceitos de narrativas, culturas e cotidiano escolar para que os autores comentem suas experiências de vida e formação.
Já o segundo dialoga sobre narrativas e atores sociais no espaço escolar, contemplando os relatos de crianças sobre o mundo à sua volta.
O terceiro eixo mobiliza-se na discussão sobre tempo, espaços e narrativas ao falar sobre o refeitório e o cotidiano escolar.
Já o quarto eixo aprofunda questões metodológicas e trata de aspectos da documentação narrativa de experiências pedagógicas.
Para Elizeu Clementino de Souza, doutor em educação e que assina o prefácio da obra, a prática de registrar os relatos sobre o cotidiano escolar é importante porque apresenta a rotina dessas instituições como “territórios complexos”, que devem ser analisados sob diferentes perspetivas, revelando novas possibilidades de atuação por parte de professores e alunos.
A obra é organizada pela pedagoga, que também é professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF.
Eternidade? Um romance sobre vampiros, lobisomens e múmias - Ed. Valentina Quinto e último título da série ‘O Protetorado da Sombrinha’, série best-seller do New York Times, traduzida para doze idiomas, publicada em mangá e em adaptação para o cinema. Escrita por Gail Carriger, um dos maiores nomes mundiais do gênero steampunk na atualidade. O Egito é pano de fundo desse romance que se passa no século XIX, repleto de personagens históricos da Era Vitoriana, seres sobrenaturais convivendo com humanos, humor refinado e, claro, muito suspense.
Um Palco e Muitas Vidas, 10 anos de histórias No Palco da Vida - Ed. Eldorado A obra conta a trajetória do projeto idealizado pelo ator Wal Schneider, um trabalho que está completando 10 anos e acontece em um casarão no bairro de Olaria, em pleno Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro. A ação já atendeu mais de 3 mil alunos com aulas gratuitas de teatro, cinema, dança, música, literatura, palestras e acesso a uma biblioteca. O livro demonstra como o sonho de um menino que nasceu na cidade de Tabuleiro do Norte, interior Ceará virou realidade.
Me chame pelo seu nome – Ed. Intrínseca Livro que inspirou o filme dirigido por Luca Guadagnino, aclamado em vários festivais. O filho de um importante professor universitário, bastante acostumado à rotina de, a cada verão, hospedar por seis semanas um novo escritor que, em troca da acolhida, ajuda seu pai com correspondências e papeladas. Uma cobiçada residência literária que já atraiu muitos nomes, mas nenhum deles como Oliver. Elio imediatamente se encanta pelo americano de 24 anos, que aproveita a temporada para trabalhar em seu manuscrito.
50 poemas de revolta – Cia. das Letras Desigualdade social, racismo, machismo, incontáveis modalidades de opressão e intolerância: esses são os temas tratados por 34 poetas brasileiros. Os poemas que compõem esta seleta por vezes revelam uma ponta de esperança; outras vezes, mergulhados em desgosto, levam o desânimo e a apatia às últimas consequências. Nesta breve antologia, o leitor vai encontrar muitos motivos para se indignar. Os poetas abordam questões assombrosamente atuais e contundentes, mesmo quando parecem tratar de um passado distante.
A sutil arte de ligar o foda-se – Ed. Intrínseca Ás vezes nos sentimos quase sufocados diante da pressão infinita por parecermos otimistas o tempo todo. É um pecado social se deixar abater quando as coisas não vão bem. Ninguém pode fracassar simplesmente, sem aprender nada com isso. Mark Manson usa toda a sua sagacidade de escritor e seu olhar crítico para propor um novo caminho rumo a uma vida melhor, mais coerente com a realidade e consciente dos nossos limites. Com umas piadas aqui e uns exemplos inusitados ali, ela propõe que o leitor transforma sua realidade.
Debates sobre educação reunidos
Tpografia
- Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
- Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo Leitura