![]()
Sempre com cunho temático, a próxima edição da Hey Joe será um especial Red Hot Chilli Peppers e Los Hermanos
Foto: Divulgação / Guilherme Kano
Considerada uma das maiores festas alternativas do Rio de Janeiro, a Hey Joe nasceu em Niterói há seis anos e, a cada edição, conquista mais seguidores. O fervo foi criado pelos DJs e produtores Matheus Marins e Pantoja, que partiram da ideia de que a cidade tinha que ter uma festa para aquecer a noite. Com isso, foram inspirados a começar essa jornada.
“Começamos a Hey Joe em Niterói em 2011, num período delicado para a cidade. No mesmo dia que teve a primeira festa, uma casa de cultura/alternativa fechava as portas por falta de público. Muitos colegas e pessoas próximas nos chamaram de loucos por investir em Niterói, falavam para irmos para o Rio. Mas nossa vontade era criar aqui um ambiente divertido, ouvindo músicas que já não tocavam na rádio, mas estavam sempre nas nossas playlists. A primeira edição deu 300 pessoas e teve ingressos promocionais a R$ 1, conseguimos pagar os custos e a festa foi muito elogiada por todos, isso já era o suficiente para continuarmos fazendo”, relembra Pantoja.![]()
Festa explora a mescla de ritmo
Foto: Divulgação / Guilherme Kano
A Hey Joe explora a mescla de ritmos. Nela, se toca de tudo: rock, música brasileira, hip-hop, rap, funk, pop, forró, reggae, trap e outras misturas.
“Gostamos de pensar a Hey Joe como um movimento mutável como toda pessoa é. Ela começou como uma festa, agregou outras formas de cultura, outros ritmos musicais e continua mudando permanentemente. É uma festa que nunca pretende esconder o quanto é feita por mãos humanas. Essa pegada orgânica rendeu uma troca intensa com o público. A Hey Joe é uma mistura de expressões”, define Matheus Marins.
ático, a festa já teve edições Tropicália, Woodstock, Cartoon e Stranger Things, por exemplo, como inspiração para os elementos da noite. Na próxima sexta-feira, dia 22, em comemoração aos seis anos, o Convés, no Gragoatá, recebe a Hey Joe. O tema da noite será “Especial Red Hot Chili Peppers e Los Hermanos”.
“Procuramos sempre por temas que sejam um elo de comunicação entre nós e o público. É algo que gera identificação para gente e mostramos isso às pessoas, além de dar mais significados a esse pequeno universo efêmero que é a festa daquele tema”, diz Matheus Marins.
A Hey Joe movimenta diversos tipos de arte. Nela, é possível encontrar grafite, intervenções urbanas e exposições.
![]()
Desde 2011, a Hey Joe já contou com mais de 100 edições
Foto: Divulgação / Guilherme Kano
“Para nós, é fundamental agregarmos cada vez mais pessoas talentosas e que precisam de espaço para se apresentarem. Abrimos a festa para todo tipo de expressão artística. Em 2012, fomos convidados para fazer uma Hey Joe com bandas no Teatro Municipal de Niterói, e convidamos a Facção Caipira, Divã Intergaláctico e Café Irlanda. Conseguimos esgotar os ingressos e gravamos um DVD que está disponível gratuitamente no YouTube e já conta com mais de 240 mil visualizações”, conta Pantoja.
Desde 2011, a Hey Joe já contou com mais de 100 edições em formato de festa/festival em diversos lugares, tendo sido realizada internacionalmente na Espanha (Granada) e na França (Toulouse). No Brasil, possui edições também no Rio de Janeiro, São Gonçalo, Cabo Frio, Seropédica e Sana, Vitória, São Paulo e São Leopoldo.
O Convés fica na Rua Cel. Tamarindo, 137, Gragoatá, em Niterói. Sexta, dia 22, às 23h. Preço: R$ 20. Classificação: 18 anos. Telefone: 99707-9404.
Diversão como garantia
Tpografia
- Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
- Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo Leitura