![]()
Os violinistas se juntam à OSN UFF para a estreia da obra “Duplum”, um concerto para dois violoncelos e orquestra
Foto: Stefano Aguiar / Divulgação
Os gêmeos violoncelistas Paulo e Ricardo Santoro, do Duo Santoro, partem para mais uma etapa em seus mais de 20 anos de formação. Neste domingo (17), às 10h30min, os irmãos que integram a Orquestra Sinfônica Brasileira vão se juntar à Orquestra Sinfônica Nacional da UFF, regida pelo maestro Tobias Volkmann, para realizar a estreia da obra “Duplum”, um concerto para dois violoncelos e orquestra, de João Guilherme Ripper, no Teatro da UFF.
Este é o primeiro concerto escrito para esta formação pelo consagrado compositor, mas a parceria vem desde 1994, quando Ripper escreveu uma das primeiras músicas dedicadas ao duo, “Cantiga e Desafio”, gravada em 2013 no CD de estreia dos gêmeos, “Bem Brasileiro”.
Único duo de violoncelos em atividade permanente no Brasil, o Duo Santoro estreou em 1990 e já se apresentou nas principais salas de concerto de todo o País. Considerado “um dos maiores sucessos da música erudita brasileira”, também é um dos conjuntos mais elogiados pela crítica especializada.
O irmãos do duo iniciaram os estudos musicais com o pai, o contrabaixista Sandrino Santoro. Em 1989, graduaram-se pela UFRJ. Hoje, ambos são mestres pela UFRJ e pela Unirio.
A Orquestra Sinfônica Nacional da UFF também vai apresentar um concerto de Liduino Pitombeira, além de obras de Cláudia Caldeira e Rafael Piccolotto de Lima.
O Teatro da UFF fica na Rua Miguel de Frias, 9, Icaraí, Niterói. Amanhã, 10h30. R$ 14 (inteira). Censura: livre. Telefone 3674-7511.
Duo Santoro apresenta obra inédita junto com a OSN UFF
Tpografia
- Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
- Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo Leitura