![]()
"Se a Rua Beale falasse"
Foto: Divulgação
Chega mais uma semana de lançamentos, e com ela mais indicados ao Oscar – que promete reunir filmes que representam o que de melhor se produz em audiovisual no cenário mundial. Em “Se a Rua Beale Falasse”, o diretor Barry Jenkins – de “Moonlight” (2016) – volta a abordar questões raciais ao retratar uma família afro-americana, moradora do Harlem durante os anos 70, que tem sua paz abalada após a prisão injusta de Fonny, condenado por um crime que não cometeu. O longa, baseado no livro de James Baldwin, concorre ao Oscar deste ano em três categorias: Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Trilha Sonora Original e Melhor Roteiro Adaptado.
“Guerra Fria”, de Pawel Pawlikowski, além de ser indicado à Palma de Ouro no ano passado – prêmio máximo do Festival de Cannes –, também foi indicado a três categorias no Oscar deste ano – Melhor Diretor, Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Fotografia. O filme se passa nos anos 50, período que abrange a guerra entre a Polônia stalinista e Paris, um músico e uma cantora de mundos opostos se apaixonam, começando um amor impossível.![]()
“No portal da eternidade"
Foto: Divulgação
De Julian Schnabel, o longa francês “No portal da eternidade” se passa em 1888, quando Vincent Van Gogh – vivido por Willem Dafoe – sofre rejeição de suas pinturas nas galerias de arte francesas e decide se mudar para Arles, no sul da França, seguindo, assim, o conselho de seu mestre, Paul Gauguin. Quando ele chega lá, tem que lutar contra a loucura, a depressão e as pressões sofridas durante sua curta trajetória.
Com pré-estreia realizada nesta segunda (04/02), no Espaço Itaú de Cinema, o longa “Vergel”, da diretora argentina Kris Niklison, finalmente chega aos cinemas brasileiros. Na trama, uma mulher (Camila Morgado) sofre com a burocracia para transferir o corpo de seu marido – que morreu tragicamente durante as férias do casal – da Argentina para o Brasil. Os trâmites demoram tanto que ela fica presa no país e começa a perder noção da própria realidade, se envolvendo cada vez mais, ao mesmo tempo, com a rotina local. Todos os dias, sua vizinha de prédio (Maricel Álvarez) se oferece para cuidar das plantas de seu apartamento, o que faz nascer nelas uma relação íntima que envolve dor e descobertas.![]()
"Vergel"
Foto: Divulgação
De Adam Robitel, o suspense “Escape Room” mostra seis pessoas que, em um momento complicado de suas vidas, são convidadas para participar de um experimento misterioso: precisarão ficar trancadas em uma sala equipada com armadilhas, que serão os obstáculos para as impedir de escapar. Caso consigam, o prêmio será um milhão de dólares. Porém, animadas com o prêmio, elas acabam não desconfiando que as armadilhas reservam perigos letais.
![]()
“Guerra Fria”
Foto: Divulgação
Com Fiuk, Thiago Fragoso, Christiana Ubach e Luiz Henrique Nogueira, “O Galã” conta a história de Júlio, que sonha em se tornar um grande ator, mas todas as suas investidas acabam dando errado. Até que o dinheiro se torna um problema, e ele resolve procurar ajuda de seu meio-irmão, que é um roteirista de novelas que possui uma vida pacata. Sua chance de conseguir um espaço no ramo dramatúrgico está em seu irmão, porém, a relação entre os dois vai ficando cada vez mais complicada.
Na animação “Uma Aventura Lego 2”, a cidade Lego se torna um campo de batalha contra alienígenas. Nesse cenário, Emmet constrói uma casa para viver ao lado de Lucy, até que, um novo ataque captura não só ela, como o Batman, o Astronauta, a UniKitty e o Pirata, fazendo eles pararem no planeta Manar. Emmet decide construir uma espaçonave para resgatá-los.![]()
“Os Melhores Filmes do Ano”
Foto: Divulgação
Os melhores filmes de 2018
No dia 13, começa no CCBB Rio a 15ª edição da mostra “Os Melhores Filmes do Ano”, que exibirá os melhores filmes de 2018, segundo a Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro (ACCRJ).
Entre os diversos títulos selecionados, estarão “Nasce uma Estrela”, “Em Chamas”, “Infiltrado na Klan”, “A forma da água”, “Me chame pelo seu nome”, “Pantera Negra”, entre outros.
E o drama dá o tom
Tpografia
- Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
- Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo Leitura