Entre o passado e o presente

Entretenimento
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Psicóloga, psicanalista e filósofa, Viviane reafirma a importância da poesia nos tempos atuais

Fotos: Divulgação

Guiada por Nietzsche desde os 17 anos, Viviane Mosé escolheu muito cedo o caminho do pensamento, não apenas da história do pensamento, mas do exercício dele, sempre em busca de algo novo, mais próximo da vida e do corpo. Hoje, a capixaba é psicóloga e psicanalista, e também mestre e doutora em filosofia. Entre os 25 e os trinta e tantos anos, se dedicou de modo sistemático e metódico ao estudo de Nietzsche, “neste período me propus a algumas experiências em busca de mim mesma”, revela.

E é justamente uma destas experiências que ela descreve em um dos dois livros que acaba de lançar simultaneamente. “Frio”, escrito há quase 30 anos, e o texto atual “Calor”, ambos de poesia.

“Percebi depois de tantos anos que todos os meus livros fazem parte de um único projeto: a busca, muitas vezes ingênua, mas obstinada, por uma nova razão, onde corpo e pensamento, poesia e filosofia, frio e calor, dor e alegria já não se oponham, mas se componham como uma forma de afirmar a vida”, explica a autora.

Uma vez, você disse que a poesia é a coisa mais importante que existe. Assim, um livro como esse deve ser um projeto de muito valor para você, certo?

Sim, a poesia é o que há de mais importante na vida. A poesia é aquilo que se manifesta em um poema, mas não somente nele, ela é o princípio de toda arte, também está presente na música, nas artes plásticas, etc. E está presente também nos gestos, no andar, no modo de mover as mãos. A poesia é a manifestação mais pura da vida, é própria do modo como as coisas se organizam, se ordenam. O poema é a tentativa de trazer a poesia para o domínio da palavra escrita e falada. Acredito que seja mais fácil trazer a poesia para as artes plásticas, por exemplo, mas para as palavras é um desafio grande porque as palavras são duras, a gramática é impositiva, arbitrária, então o poema rompe com estas barreiras, rompendo a linguagem para que possa manifestar aquilo que pulsa, a vida. Atingir de algum modo esta poesia é a maior razão de viver, e é também, creio, a maior fonte de alegria.

Autora trabalha a ideia de que opostos podem se compor e não se opor

Divulgação

Qual a diferença nas poesias de ‘Calor’ e ‘Frio’?

“Frio” foi escrito há quase 30 anos, eu era muito jovem e lidava com as grandes questões que a vida traz: a finitude, a morte, a dor, as perdas. É um livro sofrido e denso, mas necessário para atingir os sentimentos que vêm com o livro “Calor”, este já fruto de uma mulher madura. São dois livros que se complementam por isso foram lançados juntos, e a maternidade é aquilo que os une, o aprendizado do corpo que brota, tanto quanto a terra oferece seus frutos. 
 
Que impacto livros de poesias e filosofia causam nessa sociedade afogada em redes sociais?

Filosofia e poesia são mais do que nunca consumidas nestes tempos sombrios. A demanda por estes saberes só cresce, o problema é que nem sempre a honestidade intelectual reina, há muito lixo sendo compartilhado e consumido, mas isso em todas as áreas. Precisamos aprender a filtrar.

Pai de menina – Academia

 

Pai de menina – Academia

Neste livro, Marcos Mion conta sua trajetória como pai da Donatela, a Doninha. Mas mais do que isso, ele constrói um verdadeiro guia para a irmandade dos pais de menina. Além de oferecer respostas para muitas perguntas, ele discorre sobre formas de se aproximar de uma filha.


Lady Killers – Darkside

 

Lady Killers – Darkside

Quando pensamos em assassinos em série, pensamos em homens. Nesta leitura, deixamos para trás tudo aquilo que conhecemos sobre assassinos letais em um surpreendente dossiê de histórias sobre assassinas em série e seus crimes ao longo dos últimos séculos. 


Fotógrafos sobre a fotografia

 

Fotógrafos sobre a fotografia

Por meio de uma cuidadosa seleção de citações, imagens e entrevistas, revela o que os mestres consideram mais importante em seu trabalho. Com o texto de Henry Carroll, autor best-seller internacional, mostra como eles desenvolveram seus estilos.


A coragem da desesperança – Zahar

 

A coragem da desesperança – Zahar

Um dos mais importantes pensadores da atualidade faz uma reflexão necessária sobre a crise do capitalismo global. Para Slavoj Zizek, a luz no fim do túnel é um trem em nossa direção e só quando admitimos que a situação é irremediável, mudanças profundas são possíveis.