Exposição coletiva chega ao Reserva Cultural Niterói

Entretenimento
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O niteroiense Luiz Carlos de Carvalho expõe na coletiva seis obras

Foto: Divulgação

Está em cartaz no Reserva Cultural, até o dia 8 de julho, a exposição coletiva “Origens”, do grupo Dez ao Cubo, com curadoria do artista plástico Osvaldo Carvalho. A mostra é fruto de um convite de Vilmar Madruga, coordenador da galeria do Reserva, e reúne 32 obras, de 10 artistas, que apresentam, cada um à sua maneira, a temática do cubo.
 
O curador explica que o grupo foi formado há quatro anos e, de lá para cá, já fizeram mais de 10 exposições que passaram por diversos estados do Brasil e países afora, sempre convidando outros artistas a “pensar o cubo”, nas múltiplas possibilidades que ele engendra. Não apenas na forma em si, mas também conceitualmente. 

“Para esta mostra, reunimos na galeria os 10 integrantes da primeira exposição realizada na Galeria Hiato em Juiz de Fora – MG. São os artistas Arvellos, Fernando Borges, Luiz Carlos de Carvalho, Maria Cherman, Osvaldo Carvalho, Paulo Mendes Farias, Petrillo, Rafael Vicente, Ricardo Pimenta e Roberto Tavares. Trazendo obras que estiveram presentes naquela ocasião e também novas versões e visões do cubo”, conta Osvaldo. 

O artista plástico Luiz Carlos de Carvalho, que participou da primeira edição, leva para a exposição um trabalho que faz parte de um estudo do que ele classifica como “caligrafia urbana”, o que, vulgarmente, designamos como “pichação”. 

“A minha primeira técnica é o desenho, que foi a minha iniciação no universo das artes. Eu retomei isso, evidentemente, usando ferramentas como pincéis de grafite e o pincel da técnica shodo, de caligrafia oriental”, explica o artista. 

O Reserva Cultural fica na Av. Visconde do Rio Branco, 880, São Domingos, em Niterói. Até o dia 8 de julho, das 12h às 22h. Entrada franca. Classificação: livre. Telefone: 3604-1545.