Francisco Falcon lança livro no Paschoal Carlos Magno

Entretenimento
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Em “Contrabaixo no Choro”, músico niteroiense aborda o uso do choro como uma alternativa para o estudo do contrabaixo elétrico e acústico de forma didática

Foto: Divulgação

Hoje, das 11h às 14h, no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, em Icaraí, o músico niteroiense Francisco Falcon lança o livro “Contrabaixo no Choro”, da Iluste Editora. 

Na obra, Falcon aborda o uso do choro como uma alternativa para o estudo do contrabaixo elétrico e acústico de forma didática, e apresenta exercícios práticos para o desenvolvimento da técnica e do entendimento harmônico do instrumento. 

O conteúdo do livro foi um resultado de seu trabalho de mestrado em ensino das práticas musicais e é indicado para qualquer pessoa que tenha interesse em se aproximar do contrabaixo.

“É um livro em formato play-along, ou seja, todos os exercícios foram gravados e acompanham o livro para que o estudante possa ouvi-los e praticar junto com as partituras/tablaturas”, explica Francisco, que é influenciado por Tom Jobim e Piazzola, e inspirado por artistas como Nico Assumpção, Arthur Maia e Yuri Popoff.

Com 25 anos de carreira como instrumentista, o músico – que toca com artistas como Márvio Ciribelli, Nico Rezende, Tunai, Dalto e Eliana Printes, além do contrabaixo, toca violoncelo, tenor, guitarra, teclado, flauta doce e transversa e violão – e ainda é produtor, compositor e arranjador.

Em 2001, convidado pelo músico e produtor niteroiense Marcos Sabino, Falcon lançou o seu primeiro trabalho, chamado “Voo Tocar”. Já em 2006, começou a gravar o álbum “Voo Livre”, lançado em 2011, que teve a participação de mais de 30 músicos da cidade e foi distribuído de maneira independente. Agora, se dedica a um novo trabalho de choro de contrabaixo, que recebe o mesmo título do livro, e possui composições autorais e de outros contrabaixistas brasileiros, além de novos arranjos para canções conhecidas.