Interatividade no Face

Entretenimento
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

“Amei”, “Uau”, “Haha”, “Triste” e “Grr” são as novas possibilidades de reagir ao post

Foto: Divulgação

Depois de tanto tempo sem mexer muito em seu design, o Facebook finalmente voltou a inventar e adicionar mais novidades para seus usuários. O que antes era um simples botão “curtir”, que indicava um certo pensamento positivo em postagens ou comentários, recebeu uma atualização chamado reactions (reações). O Facebook Reactions amplia as opções de reações relacionadas a postagens, que podem ser: “Amei”, “Haha”, “Uau”, “Triste”, “Grr”, além do costumeiro “Curtir”. O botão mais pedido pelos brasileiros (e talvez, pelo mundo afora) ficou de fora, o “Descurtir”. Mas pode ser que a reação “Grr” (irritação) possa ser uma opção para aqueles que não gostaram ou não concordaram com o que está sendo dito. 

O interessante é que essas reações são contadas juntas, subdividindo as reações entre as novas categorias. Segundo o Facebook, a mudança foi feita porque os usuários sentiam que deveriam existir outras formas de se expressar rápida e facilmente, tendo como exemplo alguma publicação que emocionou. Quando alguém usa o Facebook para anunciar o falecimento de um ente querido, por exemplo, o botão de “Curtir” não é a melhor forma de reagir, agora será possível usar a reação “Triste”. 

Além disso, inicialmente, para o feed de notícias, todas as reações funcionarão como um like no post. Se alguém usar uma reação, será entendido que essa pessoa gostaria de ver mais daquele tipo de post em seu feed, independentemente se a reação foi um “Curtir”, “Uau” ou “Triste”, como explica o anúncio. Ao longo do tempo, eles vão acompanhar como as diferentes reações pesam nos posts e provavelmente atualizarão o algoritmo para refletir essas alterações. 

Mas a empresa de Mark Zuckerberg não parou por aí, e adicionou outras novidades ao aplicativo de mensagens do Facebook nos smartphones. Agora os usuários ganharam novas formas de customizar suas conversas com os contatos. Os chats podem mudar de cor, escolher um emoticon principal para ser utilizado rapidamente na conversa, além da opção de colocar apelidos nos contatos (ideal para lembrar da onde se conhece a pessoa com quem está conversando). 

Os mais velhos usuários de redes sociais se lembrarão que mudar de cor é um pedido muito antigo dos internautas desde a época do falecido Orkut. Mas essas mudanças são exclusivas do aplicativo, não se sabe se elas vão, em algum momento, entrar em vigor na rede social pelo navegador dos computadores. Mas é claro que o criador do Facebook tem ouvido as críticas de seus usuários, e está tentando cada vez mais satisfazê-los.