A leveza dos contornos e das linhas

Entretenimento
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Mariana Rocha estreia mostra na Sala José Cândido de Carvalho

Foto: Divulgação

Em cartaz na Sala José Cândido de Carvalho, a exposição “Entrelaços”, de Mariana Rocha, brinca com a leveza dos contornos e das linhas. A mostra tem curadoria de Desirée Monjardim e fica aberta para visitação até o dia 28 de novembro, se segunda a sexta, das 9h às 17h.

 Através das 18 obras contidas na exposição, feitas desde 2013 até hoje e nunca expostas antes, a artista revisita as diversas possibilidades da arte e da expressão. Mariana espera que suas linhas deixem o público escolher se preferem os traços formais ou mesmo os sentimentos retorcidos nas telas. 

Qual é a dimensão de uma linha? O que ela pode retratar? Como um traço pode trazer à tona os mais diversos sentimentos e fazer com que o espectador absorva essas diferentes sensações.

A professora de Semiótica Rosa Costa Ramalho de Castro da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) conta que a exposição possibilita diversas interpretações. “Ela traduz as mais diversas sensações e compreende todo o universo dos sentimentos, desde a leveza dos contornos de uma flor até as ondas sonoras da dor. A obra da artista Mariana Rocha permite a cada um de nós romper com o formal e usual para remeter a certas esferas, revisitando as diversas expressões do nosso ser”, afirma. 

Os quadros de Mariana também buscam remeter a outras esferas como a fenomenologia dos sentimentos que se encontram na vida e, portanto, nas artes. A Sala José Cândido de Carvalho fica no segundo andar da Fundação de Artes de Niterói (FAN). O prédio pertence a Secretária Municipal de Cultura. 

A Sala José Cândido de Carvalho fica na Rua Presidente Pedreira, 98, no Ingá, em Niterói. De segunda a sexta, das 9h às 17h. Entrada franca. Censura: livre. Telefone: 2621-5050.