![]()
Artistas que expõem expressam formas cubistas através de diferentes linguagens: escultura, pintura, instalação, vídeo, entre outras
Foto: Divulgação
Moradores de Niterói, Renata Sgarbi e seu filho, Rudi Sgarbi, estão entre os 39 artistas que participam da exposição coletiva “Ocupa Cubo”, que entra em cartaz nesta quinta-feira (30), às 18h, no Centro de Artes Calouste Gulbenkian, na Praça Onze, região central do Rio. Esta é a oitava mostra organizada pelo grupo Dez ao Cubo, formado por artistas que, a cada ano, expressam formas cubistas através de diferentes linguagens da arte: escultura, pintura, instalação, vídeo, desenho, entre outros.
A iniciativa surgiu com o intuito de movimentar a cena da arte contemporânea nos espaços culturais. “Recebi o convite há cerca de um mês. De lá para cá, passei a me dedicar à obra que estará na mostra. O nome é “Picasso Cube Optical Art”, uma escultura em referência ao Cubismo”, adianta Rudi, acrescentando que um dos objetivos do grupo é atingir a meta de mil artistas participantes.
Para a “Ocupa Cubo”, Renata Sgarbi produziu um trabalho intitulado “Ouriço”, feito com papel reciclado, com 60 cm de diâmetro. Ela conta que já está acostumada a expor junto com o filho. Explica que, para eles, isso já é lugar-comum: “Eu e Rudi já expusemos em Paris. Estivemos juntos em diversas mostras internacionais. Já estamos acostumados”, revela.
Os organizadores explicam, ainda, que o “Dez ao Cubo” não é uma mostra com pretensões teóricas complexas. Os artistas que integram o movimento, informam, possuem uma trajetória dedicada à criação e, nesta exposição, utilizam o cubo como instrumento de pesquisas e representações. Alguns deles foram diretamente influenciados por mestres neoconcretistas ao estudar com eles.
O Centro de Artes Calouste Gulbenkian fica na Rua Benedito Hipólito, 125, Praça XI, no Centro do Rio. De segunda a sábado, das 10h às 21h. Até 10 de agosto. Entrada franca. Telefone: 2224-8300.
Mãe e filho homenageiam o cubismo
Tpografia
- Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
- Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo Leitura