Mais ocupado do que nunca

Entretenimento
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

As apresentações vão contar com diversos momentos da carreira do britânico, como, por exemplo, quando o artista participou da banda Genesis, entre 1971 e 1977

Foto: Divulgação

Os amantes do rock estão em êxtase, pois grandes artistas do gênero estão passando pelo Brasil em 2018. Conhecido por seu grande talento e inovação na música, o lendário Steve Hackett traz sua mais nova turnê para o público niteroiense. O show acontece no próximo sábado, dia 24, às 20h, no Teatro Municipal de Niterói. 

A banda composta para acompanhá-lo na apresentação é formada por Nad Sylvan (vocal), Roger King (teclados), Gary O’Toole (bateria / percussão), Rob Townsend (sax/ flautas), Jonas Reingold (baixo). A turnê ainda inclui Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. 
“Espero que o show seja emocionante e estou muito ansioso para isso. Os fãs brasileiros sempre dão uma ótima resposta e ajudam a criar uma atmosfera especial nos shows”, afirma Steve. 

As apresentações vão contar com diversos momentos da carreira do britânico, como, por exemplo, quando o artista participou da banda Genesis, entre 1971 e 1977, onde era o guitarrista da formação clássica (Peter Gabriel, Phil Collins, Tony Banks e Mike Rutherford). Esse time fez álbuns aclamados como “Selling England by the Pound”. Os trabalhos gravados pelo quinteto foram reconhecidos como clássicos do rock progressivo e sucessos como “Supper’s Ready”, “Dancing with the Moonlit Knight”, “The Musical Box” e “One for the Vine” farão parte do repertório.
O show contará também com novas e antigas canções de sua carreira solo, que já acumula 28 álbuns, além de músicas da banda que montou com Steve Howe nos anos 1980, a GTR. 
Com a versatilidade que demonstra como compositor e instrumentista, ele tem influência de muitos gêneros, como jazz e blues. Seus discos clássicos contam com versões para compositores como Bach e Satie. Um de seus trabalhos mais ambiciosos, em termos técnicos, foi a gravação do disco “A Midsummer Night’s Dream”, acompanhado pela Royal Philharmonic.

Ao longo da sua carreira, Steve já fez inúmeros shows por aqui. Em 1977, com o Genesis, superlotou quatro vezes o Maracanãzinho. E sua relação com o País não para por aí. Em 1983, ele veio ao Brasil a convite do tecladista suíço Patrick Moraz para colaborar com a gravação do disco “Voo de Coração”, de Ritchie, cantor e compositor britânico radicado no Brasil. No álbum, ele contribui com seu talento na faixa-título, que vendeu mais de 700 mil cópias e é um dos grandes clássicos daquela época.

Com um trabalho solo menos progressivo e mais focado na “música comercial”, Hackett tem uma discografia em que experimenta fusões e estabelece parcerias com músicos do mundo todo. Steve vê a música como uma grande embaixadora da paz e união entre os povos.  

“Nos últimos anos, eu fui especialmente produtor, pois me senti inspirado em cada lugar que visitei, cada pessoa que conheci. Meu álbum mais recente, ‘The Night Siren’, envolveu 20 artistas de todo o mundo, traçado em vários países e recebeu uma ótima resposta do público”, diz o britânico.
Hoje, com 68 anos e mais de 40 de carreira, Steve pretende continuar sua caminhada na música por muito tempo.  
“Minha pretensão é estar sempre na ativa. Com mais shows, mais álbuns, mais envolvimento com vários gêneros. Fico feliz em dizer que estou mais ocupado do que nunca”, conclui. 

O Teatro Municipal de Niterói fica na Rua Quinze de Novembro, 35, no Centro de Niterói. Sábado, às 20h. Preço: de R$ 280 a R$ 360 (inteira). Classificação: livre. Telefone: 2620-1624.