Nicolas de Souza lança terceiro álbum no Solar do Jambeiro

Entretenimento
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

“Chora Violão!” traz no repertório choros, polcas, tangos e valsas de compositores como Villa-Lobos, Mignone, Nazareth e Debussy

Foto: Divulgação

O músico Nicolas de Souza Barros se apresenta no projeto “Sarau no Solar” neste domingo (16), às 17h, no Solar do Jambeiro. 

O instrumentista faz show de lançamento de seu terceiro CD, o “Chora Violão!”, que traz no repertório choros, polcas, tangos e valsas de compositores como Villa-Lobos, Mignone, Nazareth e Debussy. 

O CD nasceu de um arranjo da “Primeira Valsa de Esquina”, de Francisco Mignone, uma das obras da literatura instrumental brasileira. Obras de Ernesto Nazareth e Eduardo Souto também foram incluídas. A conexão com o choro é encontrada nas polcas de Henrique Alves de Mesquita e em choros de Ernesto Nazareth. Todas as obras foram arranjadas por Nicolas de Souza Barros para violão de 8 cordas a partir dos originais para piano.

Nicolas é Doutor em Música e é um dos mais conceituados especialistas do País em instrumentos eruditos de cordas dedilhadas. Já se apresentou nos EUA, França, Alemanha, Inglaterra, México, Canadá, Uruguai, Paraguai e Equador, assim como nos principais centros culturais brasileiros.  

Desde 1990, é responsável pela Cadeira de Violão Clássico da Unirio, orientando dezenas de instrumentistas. Alguns destes têm assumido funções docentes em instituições federais e estaduais. Foi um dos fundadores da Associação de Violão do Rio, sendo Diretor Artístico desta organização desde 2001.

O músico é o único concertista brasileiro a se apresentar como solista ao violão de 8 cordas. 

O Solar do Jambeiro fica na R. Presidente Domiciano, 195, Ingá, Niterói. Domingo (16), às 17h. Entrada franca. Censura: livre. Telefone: 2109-2222.