![]()
O sambista apoia a causa há 6 anos e sua mãe já venceu uma batalha contra a doença
Foto: Tick Oliveira / Divulgação
O Teatro Municipal de Niterói recebe nessa quinta (27), às 19h, o show beneficente da Associação de Amigos da Mama (Adama), com apresentação do sambista Inácio Rios. A associação sem fins lucrativos vem há 20 anos auxiliando as mulheres a minimizarem os medos e inseguranças que adquirem após um diagnóstico de câncer de mama.
O grupo de apoio existe desde 1984, quando ainda chamava-se Trupe da Mama. As reuniões eram uma vez por mês, com apenas cerca de seis mulheres, para tirar dúvidas sobre o câncer de mama. O número de participantes foi crescendo, passou a ser semanal, e em 1996 finalmente passou a chamar Adama. A associação tem como objetivo melhorar o perfil psicológico das mulheres diagnosticadas, buscando o resgate da autoestima e cidadania, devolvendo a mulher uma vida normal em sociedade. Cerca de 500 associadas já passaram pelo grupo, que cobre a cidade de Niterói e adjacências.
De acordo com a fundadora da Adama, a profissional da rede municipal de saúde, Thereza Cypreste, qualquer mulher pode participar da associação. O foco é o câncer de mama, mas o grupo recebe outros pacientes, com outras ramificações da doença. Segundo Thereza, a iniciativa nasceu para as pessoas que não conhecem a fundo o câncer e possuem o primeiro contato ao serem diagnosticadas. “As mulheres perdem o medo de falar sobre o câncer. Elas explicam, mostram cicatrizes... Elas aprenderam que a palavra não dói tanto assim. O grupo dá força para essas mulheres superarem seus medos”, relata.
O show de Inácio traz músicas do seu repertório e alguns sambas de protesto. O cantor lançou o seu primeiro CD, “Bendita Percussão”, em 2008. Em 2010, aos 25 anos, passou a integrar a banda de Jorge Aragão, com quem se apresentou em diversos outros países como EUA, França, Espanha, Suíça e Portugal. Em 2013, o cantor e compositor lançou seu segundo CD, “Agulha de Marear”, que traz 12 músicas autorais e participações especiais de Mart’nália, Diogo Nogueira e do Grupo Café Brasil. Inácio é parceiro da Adama há 6 anos, e segundo Thereza, sempre está disposto a ajudar o grupo nas suas empreitadas. “Eu convidei o Inácio esse ano para o show e ele topou na hora. A ideia é fazer uma um evento muito alegre, para comemorar a vida, porque, para o paciente de câncer, a vida é pensar o hoje, hoje, e o amanhã deixar para amanhã”, expõe a fundadora.
Inácio revela que, como artista, sente um compromisso muito grande de ajudar a causa. Além disso, o intérprete não poupa elogios às iniciativas sociais da associação, que, de acordo com ele, leva carinho, conforto e uma incrível vontade de vencer os estigmas e preconceitos que envolvem o assunto. “Gosto de shows assim porque posso ajudar o próximo através do meu trabalho. Não é fácil lidar com o assunto câncer. Minha mãe também venceu essa batalha. A Thereza é uma mulher vencedora, muito alto astral e comunicativa e eu aplaudo de pé o trabalho da Adama”, afirma Inácio.
O dinheiro do show será usado na aquisição de remédios e exames para as mulheres do grupo de apoio. O dinheiro arrecadado com eventos e rifas vai para as necessidades diárias das associadas, uma vez que o grupo não recebe ajuda externa. “Semana passada sofremos uma perda, e tivemos a possibilidade de ajudar a família no enterro. O dinheiro que a gente consegue com esses eventos e rifas vai para necessidades inadiáveis. Não conseguimos pagar um tratamento de químico, mas tentamos ajudar as mulheres no que podemos”, finaliza Thereza.
O samba em prol da luta contra o câncer
Tpografia
- Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
- Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo Leitura