Pela consciência do existir

Entretenimento
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Autor tem objetivo claro: oferecer princípios sobre como dar um significado à vida

Foto: Divulgação

Está em pré-venda até o dia 5 de junho o livro “12 Regras para a Vida”, do psicólogo clínico Jordan Peterson. No livro, o autor tem um objetivo claro: oferecer princípios profundos e práticos sobre como dar um significado à vida através da articulação de diversos campos do conhecimento. O tom axiomático do título é confirmado com o subtítulo: “um antídoto para o caos”.

Ele busca através das 12 regras dispor aos leitores “verdades eternas” aplicáveis aos problemas modernos. São formas básicas de tratar de forma consciente áreas da vida que normalmente levamos na sorte: desde o modo como nos colocamos socialmente até a nossa visão de si e dos outros.

“12 regras para a Vida” é o segundo livro de Jordan. Sua primeira obra foi o livro teórico “Mapas de Sentido - A Arquitetura da Crença”, publicado em 1999, que procura explicar - sintetizando linhas de pensamentos pedagógico, filosófico e psicológico - como os seres humanos sempre estiveram em busca de um sentido para suas vidas.

Hoje, ele é um dos pensadores mais populares da atualidade, e têm uma vasta carreira acadêmica. Além de ter sido professor das universidades de Harvard e Toronto, o psicólogo também é cientista político e, em 2016, ficou conhecido por espalhar suas polêmicas ideias na rede através de seu canal do YouTube.

Com a série de vídeos intitulada “O Modo e a Lei”, ele explica o porquê de se opor à proposição governamental canadense C-16, que propõe o uso de pronomes recém-criados para designar preferência de gênero. O caso causou grande repercussão na época, quando ativistas transexuais, professores e sindicatos se manifestaram contra sua posição.

Todo o Dinheiro do Mundo – Nesta obra de John Pearson - que este ano ganhou uma adaptação para o cinema com direção de Ridley Scott -  o magnata do petróleo J. Paul Getty tem seu neto sequestrado e se recusa a pagar o resgate. Sua nora e conselheiro embarcam na jornada para salvar a vida do jovem.

Box Os Mitos Gregos– Recém-lançado, este box é fruto de uma minuciosa pesquisa feita pelo escritor Robert Graves, e traz dois livros que reúnem lendas gregas de deuses e heróis, como Midas, Narciso, Medeia, Ájax, Afrodite, entre outros. A obra detalha os elementos de cada mito.

A Forma da Água – O livro traz a história que deu origem ao premiado filme, escrito em uma parceria entre o cineasta Guillermo del Toro e Daniel Kraus. Na trama, uma faxineira de um centro de pesquisas se encanta por um ser misterioso, cujos poderes estão sendo usados em uma pesquisa.

O que o Sol faz com as flores – Com cinco capítulos organizados e ilustrados por Rupi Kaur, o livro traz uma coletânea de poemas sobre crescimento, cura, ancestralidade, e honrar as raízes. Para isso percorre as várias etapas do ciclo da vida das plantas: murchar, cair, enraizar, crescer, florescer.

Ainda sou eu – Depois dos best-sellers “Como eu era antes de você” e “Depois de Você”, Jojo Moyes chega com “Ainda Sou Eu”, que conta a história de Lou Clark, que vai para Nova Iorque pronta para recomeçar a vida, mas luta para abraçar novas aventuras e manter seu relacionamento a distância.

Box Memórias de Simone de Beauvoir – Está em pré-venda até o dia 9 de abril o box especial de três livros autobiográficos da filósofa e escritora francesa - “Memórias de uma moça bem comportada”, “A força da idade”  e “A força das coisas”. Os volumes trazem relatos e reflexões de vários momentos de sua vida.