Pierre Verger e seus retratos do sono

Entretenimento
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Mostra reúne 145 fotografias que exibem o ponto de vista característico do fotógrafo, produzidas entre os anos de 1930 e 1950, em vários países da América do Sul, África e Ásia

Foto: Divulgação: Pierre Verger

A exposição “Dorminhocos” estará em cartaz na Caixa Cultural Rio de Janeiro de sábado, dia 20, até 18 de março de 2018. Será exibida uma série de imagens do antropólogo e fotógrafo francês Pierre Verger, que rodou o mundo com um olhar apurado e com uma câmera nas mãos, retratando o modo como as pessoas descansavam em lugares públicos.  

Com curadoria de Raphael Fonseca, a mostra reúne 145 fotografias que exibem o ponto de vista característico do fotógrafo, produzidas entre os anos de 1930 e 1950, em vários países como Argentina, Peru, Congo, China, Polinésia Francesa, Guatemala e México. No Brasil, Verger fotografou os dorminhocos na Bahia, onde viveu por 50 anos, e também em Pernambuco e no Maranhão.  

A maior parte dessas imagens nunca foi revelada. Geralmente banhados pela luz solar, são corpos de trabalhadores anônimos e cansados pela dura rotina. 

 A Caixa Cultural Rio de Janeiro fica na Avenida Almirante Barroso, 25, no Centro do Rio de Janeiro. Sábado, às 16h. Entrada: franca. Classificação: livre. Telefone: 3980-3815.